Home
Esportes
A operação "Messi é o novo Maradona"
Esportes

A operação "Messi é o novo Maradona"

publisherLogo
Sportbuzz
15/12/2022 22h31
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15340293/original/open-uri20221215-18-ytzj8d?1671144370
©Getty Images
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Parece um lugar-comum, mas é bastante difícil não pensar nas formas de ligação entre Messi e Maradona que muitos se empenham em estabelecer com base no fervor que a Seleção desperta neste Mundial.

Tendo isso em mente, a operação “Messi é o novo Maradona” torna-se mais óbvio e a comparação ainda mais ridícula. É verdade que ambos são jogadores excepcionais e é difícil pará-los quando têm a bola nos pés, mas também é verdade que ambas as figuras são diferentes no que diz respeito à liderança. Maradona é muito extrovertido e quer sempre se destacar, enquanto Messi, apesar de ser bastante aberto a receber a torcida e se dar bem com os companheiros, sempre se mostra incômodo e constrangedor nas entrevistas. O primeiro não perdeu a oportunidade de semear a polêmica, enquanto o segundo quase sempre prefere se calar ou atenuar.

Por outro lado, as carreiras de ambos são muito diferentes, embora ambos tenham começado jovens. A de Maradona é bastante curta e cheia de contratempos e surpresas fora de campo, enquanto Messi brilha há mais de vinte anos e surpreende a cada dia com algo novo dentro de campo.

  • Árbitro polonês é escalado para apitar final da Copa do Mundo 2022

Por isso, fingir que o Messi é igual à Diego é demais e falar do "Diego" dirigindo a Seleção do céu é uma grosseria com o trabalho desta seleção e principalmente com o maior jogador de todos os tempos que tem o maior número de Bolas de Ouro (7) e Chuteiras de Ouro (6) vencidas. Além disso, sozinho, conquistou o prêmio de melhor jogador da Copa do Mundo, foi 8 vezes artilheiro da La Liga, onde foi coroado 9 vezes o "melhor jogador do campeonato", enquanto foi 6 vezes artilheiro e 2 vezes vezes melhor jogador da Europa. Em sua carreira, ele ganhou 4 Champions League, 10 títulos da La Liga, 7 Copas do Rei, 3 Mundiais de Clubes, 3 Supercopas da Europa e 8 Supercopas da Espanha.

Poderíamos acrescentar que com a Argentina, apesar de um antigo mito sobre seu desempenho na Seleção, ele também conquistou vários títulos: um Mundial Sub-20, uma medalha de ouro nas Olimpíadas de Pequim 2008, a recente Copa América e a Finalíssima. Além disso, chegou a várias finais de Copa América e duas de Mundial.

Pode haver milhares de comparações e no final das contas você pode gostar mais ou menos do estilo de cada um. Mas apesar de ambos serem de extrema qualidade, o assunto transcende números e estatísticas porque um atleta é medido por muitos fatores.

Muitos diziam que Maradona, ao contrário de Messi, não precisava de desculpas porque as coisas aconteciam por sua vontade. Mas a verdade é que montado em algumas conquistas e sobretudo, num culto ao egocentrismo, Maradona criou-se até conseguir introduzir-se como Deus.

  • Conheça a explicação das canções da torcida argentina na Copa do Catar
Veja no Twitter
twitter

“Esta hinchada loca deja todo por la Copa, la que tiene a Messi y Maradona” 🎶🇦🇷

Del 1️⃣ al 🔟, ¿qué puntaje se merece la hinchada argentina? #Qatar2022 pic.twitter.com/tLrCMDR66d

December 14, 2022

Por isso, pensado como um todo, vemos que além de outras diferenças, a principal delas é o que cada um poderia fazer com sua fama e habilidade. Enquanto Messi é um exemplo a seguir para crianças, jovens e adultos, sejam eles atletas ou não; Fora de campo, Maradona teve uma vida nada exemplar que acabou truncando sua carreira. Suas declarações polêmicas sobre questões dentro e fora do futebol que lhe renderam grandes inimizades também são bem conhecidas e numerosas. Essas polêmicas e uma série de outros detalhes de sua vida mostraram como ele abusou do poder que sua importância pública lhe conferia, apoiado também por manobras que constantemente invadiam a esfera política.

Por isso devo dizer, mesmo politicamente incorreto, que acho Messi o melhor jogador argentino de todos os tempos, porque além de se destacar dentro de campo, também se destaca fora do jogo.

Porque deixando de lado as lembranças e as emoções e vendo apenas as conquistas de Rosário, vemos não apenas seus prêmios, mas também sua vida privada, seus filhos e sua família como conquistas irrefutáveis.

  • França tem ligeiro favoritismo sobre a Argentina em final histórica
Comparação entre Messi e Maradona na Seleção Argentina
Comparação entre Messi e Maradona na Seleção Argentina / Créditos: Getty Images

Agora parece que tudo está indo de acordo com o que ele espera de Messi, mas ao contrário de Maradona, ele conseguiu conquistar a simpatia geral e sem cinzas porque soube ser contundente, mas humilde. Sem ostentar ou inflar seu nome com polêmicas, ele está há anos na elite mundial do futebol. E apesar de ter ficado para trás após o Mundial da Rússia, mostrou na Copa América e está mostrando no Catar que ainda tem muito a dar. Mesmo assim, há quem continue a questionar quem é maior. Acho que estamos no ponto em que saberemos se esse mistério finalmente será revelado ou se permanecerá para sempre.


Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também