Abu Dhabi apresenta projeto para ter a principal onda artificial já produzida
Sportbuzz
A praia parece, aos poucos, deixar de ser fundamental para a prática do surfe. Isso porque as ondas artificiais ganham cada vez mais espaço e podem ser o futuro do esporte, principalmente em cidades ou países sem litoral. Brasil, Estados Unidos e Austrália foram alguns dos primeiros a utilizar essa tecnologia e, agora, os Emirados Árabes prometem investir pesado para construir a principal e mais inovadora onda artificial do mundo.
O projeto envolve a empresa de Kelly Slater, 11 vezes campeão mundial de surfe, e um dos pioneiros nesse tipo de tecnologia. O americano possui uma piscina com ondas artificiais muito frequentada por atletas. O local, inclusive, recebeu a sexta etapa da WSL 2023, vencida por Griffin Colapinto em final contra o brasileiro Ítalo Ferreira.
A nova tecnologia promete estar pronta no final de 2023 e será inserida na Hudayriyat Island, uma gigantesca cidade que conta com mais de 51 milhões de metros quadrados, com quadras esportivas, praias, parques e diversos outros espaços de lazer.
A ideia é que o “Surf Abu Dhabi” se destaque pelo tamanho das ondas, até mesmo para facilitar a chamada “onda perfeita”, em que pessoas desde o nível iniciante até o profissional terão espaço para se aventurar. Além disso, é provável que alguns dos principais campeonatos do mundo aconteçam no local.