Almoez Ali: o artilheiro histórico e principal nome do Catar!
Sportbuzz
Para falar do anfitrião, Almoez Ali tem que estar na lista de assuntos sobre a seleção do Catar. Com 26 anos de idade, o atacante é a principal esperança de gols dos donos da casa durante a Copa do Mundo e espera mostrar ao mundo do futebol todo seu talento e faro artilheiro para sonhar com uma vaga nas oitavas de final do torneio.
Preparado para a Copa do Mundo do Catar, o SportBuzz conta a história de Almoez Ali: o artilheiro catari, que se mudou com a família ainda criança e logo se apaixonou pela redonda. Do pouco destaque em clubes menores no início da carreira ao posto de principal nome da seleção e grande chance de sucesso dos mandantes no Mundial! Confira a história!
Nascido no Sudão, Almoez Ali logo se conectou com o Catar. Ainda criança, o atacante se mudou para o país junto com a família e passou a viver em busca de melhores condições. E foi no contato com a redonda que o então garotinho descobriu o queria ser quando virasse adulto: ser jogador de futebol profissional e brilhar nos gramados do mundo inteiro.
Já com os primeiros passos no mundo da bola, Almoez Ali rodou em alguns clubes menores do Catar, mas sempre nas categorias de base e sem grande destaque. No entanto, as coisas mudaram a partir do ano de 2015. Contratado pelo LASK, da Áustria, o atacante teve sua primeira chance como jogador profissional ao longo da carreira.
Apesar da empolgação pelo desafio em solo europeu, Almoez Ali encontrou dificuldades para se adaptar e marcou apenas um gol pelo LASK em sete partidas disputadas. Depois do pouco sucesso, o centroavante partiu para FC Pasching, também da Áustria, e ficou por lá em apenas quatro jogos, onde melhorou sua marca e anotou cinco gols.
De lá, o catari partiu para o Cultural Leonesa, da terceira divisão da Espanha, e se tornou o primeiro jogador do país a marcar um gol no futebol espanhol. Porém, a passagem também foi muito curta e não durou nem por uma temporada. Apesar dos desafios complicados, Almoez Ali nunca desistiu e sempre soube que seria um dos principais nomes do país.
E foi no ano de 2013 que Almoez Ali se conectou ainda mais com o Catar. Ao ser convocado pela primeira vez para a seleção, o atacante passou a integrar as categorias de base e se destacar com a camisa do país. Para completar, o jogador ainda se transferiu para o Al-Duhail em 2016 e conseguiu encontrar oportunidades em um dos melhores times da região.
Desde então, Almoez Ali vem fazendo história com o Catar e se tornou o primeiro jogador a marcar gols na Copa da Ásia, na Copa América e na Copa Ouro da CONCACAF. Além disso, o atacante foi o artilheiro da conquista histórica do país na Copa da Ásia de 2019, quando marcou nove gols e superou o Japão na grande final do torneio.