AlphaTauri não dá certeza sobre retorno de Daniel Ricciardo
Sportbuzz
Daniel Ricciardo está enfrentando incertezas quanto à sua participação em mais uma corrida na temporada de 2023 da F1. O piloto australiano, cujo retorno era aguardado para o GP do Japão, agora não tem certeza se estará presente no GP do Catar, que está programado para ocorrer daqui a duas semanas.
Nesta sexta-feira (22), durante a etapa de Suzuka, a AlphaTauri fez esse anúncio. Espera-se que, gradualmente, Ricciardo, que impressionou nos treinos livres do GP da Holanda com seu desempenho, faça a transição para o simulador antes de receber a autorização para retornar à pista. No entanto, de acordo com a AlphaTauri, essa transição pode demorar mais do que o previsto inicialmente, o que resultaria em Liam Lawson continuando como parceiro de Yuki Tsunoda.
O chefe de engenharia de pista da AlphaTauri., Jonathan Eddolls, disse: “Ricciardo ainda está passando por todo processo de recuperação. Ainda vai demorar um pouco, não queremos colocar um prazo para volta dele. A recuperação está indo bem, temos trabalho de simulador com ele previsto antes disso. Não há pressa das duas partes para que ele volte tão rápido, a pior coisa é voltar sem estar realmente curado e isso causar problemas. Vamos respeitar o tempo”.
Ele ainda prosseguiu: “O simulador é uma ótima representação do carro, dos processos. Mas acho que a decisão final de voltar deve vir mais dele do que nossa. Ele vai saber melhor que todo mundo como está a dor e a recuperação, não vamos pressioná-lo para voltar, temos três bons pilotos, sem pressão. O foco é na recuperação completa”.
No entanto, ao mencionar Lawson, Eddolls enfatizou ainda mais a possibilidade de o neozelandês incluir a etapa do Catar em seu cronograma. O time está bastante contente com o desempenho do estreante.
“Lawson pegou o jeito muito, muito rápido. Yuki ainda é mais rápido do que ele, mas isso é totalmente esperado pela experiência. Só que o fato dele ter ido ao Q3 e já pontuado com um carro que não é o mais competitivo, isso mostra que ele tem potencial. Estamos animados para trabalhar com ele por mais corridas, enquanto Daniel se recupera”, encerrou.
Ricciardo participou de apenas duas corridas em 2023 e não conseguiu marcar pontos antes de se lesionar durante os treinos livres para o GP da Holanda. Em contraste, Lawson já acumulou 2 pontos em três corridas disputadas, com sua pior colocação sendo o 13º lugar, que é a mesma posição que Daniel alcançou na Hungria. Vale ressaltar que Ricciardo terminou em 16º na Bélgica.
*com colaboração de Savanna Machado