Após longa novela na F1, McLaren confirma Piastri para 2023
Sportbuzz
Oscar Piastri e a McLaren vão trabalhar juntos na F1 para o ano de 2023. Depois de toda a polêmica com a Alpine, os britânicos confirmaram a chegada do piloto para a próxima temporada. Vale destacar que ele irá assumir o lugar de Daniel Ricciardo, que fará a sua 'última dança' na Fórmula 1 em 2022. Em entrevista para o site oficial da escuderia, nesta sexta-feira, 2, o australiano comemorou o acordo.
Segundo ele, a expectativa é de que o ano de 2023 seja de vitórias para a McLaren. O jovem avisou que irá fazer de tudo para ajudar Lando Norris a conquistar pontos importantes para o time na próxima temporada da F1. A ideia é de que os dois possam fazer uma dupla que bata de frente contra os principais carros da categoria, como o da Ferrari, Mercedes e Red Bull Racing.
"Estou extremamente animado em fazer minha estreia na F1 em uma equipe tão prestigiada quanto a McLaren. Muito grato pela oportunidade que me foi dada. A equipe tem um grande histórico de dar chances a jovens talentos, e estou ansioso para trabalhar ao lado do Lando para levar o time à frente do grid", afirmou o piloto sobre a oportunidade de estar na F1.
Aos 21 anos de idade, Oscar Piastri vive um momento único na carreira. Sem ainda ter feito uma corrida como piloto de F1, o jovem terá a sua primeira oportunidade na temporada de 2023 e com uma das equipes mais tradicionais. Enquanto isso, ele deixa a Alpine, que após a decisão da junta da FIA, aceitou a saída do australiano para a McLaren.
A polêmica com Piastri na Alpine!
A Fórmula 1 se viu em meio a uma confusão causada pela Alpine. Acontece que, no começo de agosto, a equipe emitiu um comunicado oficial onde informava que havia encontrado o substituto para o lugar de Fernando Alonso, que na temporada de 2023 vai passar a pilotar pela Aston Martin após o anúncio de aposentadoria de Sebastian Vettel.
Dessa forma, ficou sob responsabilidade da Alpine preencher a vaga vazia. Assim, a opção número 1 seria Oscar Piastri, piloto da própria equipe e atualmente reserva, e foi exatamente isso que a escuderia fez. Em seu comunicado, anunciou que ele vai passar a correr pela equipe a partir de 2023 na Fórmula 1, uma vez que era a escolha mais óbvia de acontecer.
"Sem o meu acordo, a Alpine F1 divulgou um comunicado à imprensa no final da tarde de que eu irei pilotar para eles em 2023. Isso está errado e eu não assinei contrato com a Alpine para 2023. Não vou pilotar pela Alpine no próximo ano", esclareceu o piloto, que agora pode ter que lidar com uma confusão nos bastidores.