Bia Haddad passa a integrar o Top 15 do ranking mundial de tênis
Sportbuzz
Bia Haddad conseguiu subir no ranking mundial de tênis mesmo depois de ter sido eliminada do WTA 1000 de Cincinnati, nos Estados Unidos, na última terça-feira, 16. Acontece que neste domingo,21, a tcheca Petra Kvitova perdeu para a francesa Caroline Garcia na grande final por 2 sets a 0, com as parciais sendo definidas em 6/2 e 6/4.
Por conta dessa derrota da tenista tcheca, Bia Haddad pôde passar para o posto de 15ª melhor do mundo, já que Kvitova poderia ultrapassar a brasileira no ranking caso tivesse ficado com o título. Vale lembrar que já na última segunda-feira, 15, ela tinha conquistado o 16º lugar, melhor colocação da história de uma atleta do Brasil, e a principal posição da sua carreira.
Esse salto de seis pontos no ranking aconteceu depois do vice-campeonato conquistado por ela no WTA de Toronto. Inclusive, a última vez que o Brasil integrou um Top 15 foi com Gustavo Kuerten em 2003, quando ele estava no 14º lugar no ranking da ATP. Até a semana passada, o segundo lugar na história do país era de Thomaz Belucci, número 21 em 2010.
Além disso, a posição também é a melhor da história de uma brasileira no ranking. No entanto, vale destacar que a listagem que conhecemos hoje foi criada em 1975, quando Maria Esther Bueno, que dominou o tênis mundial entre o fim dos anos 1950 e começo dos anos 1970, estava em seus últimos momentos da carreira.
Próximo desafio
Com mais um marco importante na carreira pessoal e do país, a próxima competição de Bia Haddad acontece já na semana que vem, com o US Open, quarto Grand Slam do ano, que será disputado em quadra dura, na cidade de Nova York. A brasileira será uma das cabeças de chave do evento e não deve pegar as principais tenistas do ranking mundial nas primeiras rodadas.