BLAST R6: Liga Brasileira entra em semana de playoffs
Sportbuzz
A primeira etapa da BLAST R6: Liga Brasileira 2023 chega em semana decisiva de playoffs. Nas disputas que começam nesta sexta-feira (31), a partir das 13h, seis equipes da principal competição nacional de Rainbow Six Siege mantêm vivo o sonho de disputar o primeiro BLAST Major do ano, que acontece de 24 de abril a 7 de maio, em Copenhague, capital da Dinamarca.
As partidas decisivas ocorrerão em três dias, com um novo sistema de chaveamento para definir o futuro das equipes na competição. Na sexta-feira, MIBR e LOS oNe duelam às 13h e FaZe Clan e Black Dragons se enfrentam às 16h pelas quartas de final do torneio. Os vencedores destes confrontos encaram Team Liquid e W7M, respectivamente, no sábado (1) pela semifinal da chave dos vencedores, no mesmo horário da fase anterior. Já às 19h, os dois times derrotados na sexta-feira disputam a quinta colocação.
No domingo (2), as duas equipes que avançarem nas semifinais se classificam para a segunda fase do BLAST Copenhagen Major 2023, além de brigarem na final, às 13h, pelo prêmio de R$ 200 mil e 150 Invitational Points. As duas equipes derrotadas disputam, às 16h, uma repescagem valendo vaga na primeira fase do primeiro BLAST Major. Todas as partidas dos playoffs serão disputadas no formato melhor de três mapas (MD3).
Apesar da definição das vagas pela BLAST R6: Liga Brasileira, as equipes eliminadas ainda terão uma nova chance de chegar ao país nórdico. As três organizações se juntarão à SuperNova Team - campeã da Série B no ano passado - e outras quatro equipes oriundas de um qualificatório fechado no Last Chance Qualifiers, que acontece entre os dias 14 e 16 de abril. O vencedor entra na primeira fase da competição internacional.
A BLAST R6: Liga Brasileira 2023, assim como as outras ligas do circuito competitivo de cada região, distribuirá pontos aos três primeiros colocados - 150 para o 1º, 135 para o 2º e 115 para o 3º - para a Classificação Global do Six Invitational 2024, que acontecerá pela primeira vez no Brasil. O campeonato conta com transmissão dos canais oficiais do Rainbow Six Esports Brasil na Twitch e no YouTube.
Confira os principais destaques dos playoffs da BLAST R6: Liga Brasileira:
Com equilíbrio e precisão, MIBR e LOS oNe abrem os playoffs
O primeiro confronto do fim de semana decisivo na BLAST R6: Liga Brasileira coloca frente a frente duas equipes que chegam com desempenhos bastante parecidos: LOS oNe e MIBR. O MIBR terminou em segundo no grupo A, com duas vitórias, uma derrota no tempo normal e outra na prorrogação, totalizando sete pontos. A Onda Laranja, por sua vez, foi derrotada nos dois primeiros jogos, mas se recuperou e venceu as duas partidas restantes, garantindo a terceira colocação no grupo B, com 6 pontos.
Além das campanhas parecidas, as duas equipes compartilham dados similares: ambas figuram entre as cinco com maior índice de headshots, empatadas com 55% de acerto. Ainda, a LOS oNe possui o terceiro melhor aproveitamento no ataque (54%), enquanto o MIBR tem a terceira melhor defesa na competição (55%).
FaZe Clan e Black Dragons contam com mira afiada para buscar a classificação
O segundo jogo das quartas de final, entre FaZe Clan e Black Dragons, traz um embate de duas equipes que passaram por situações distintas na fase anterior. A BD intercalou vitórias e derrotas antes de terminar na terceira colocação no grupo A, com seis pontos. A FaZe conseguiu três vitórias e só perdeu uma partida, apesar de dois dos triunfos chegarem apenas no overtime.
Porém, as balas afiadas dos dois times são destaque no torneio. As equipes lideram a estatística de eliminações na primeira etapa, com a FaZe em primeiro (186) e logo na sequência os Dragões (168). Além disso, as organizações têm mostrado força nas opening kills: são 28 para a FaZe Clan e 24 para a BD.