Bola de Ouro: confira as posições do ranking da premiação
Sportbuzz
Com a oitava colocação, o atacante Vini Jr, do Real Madrid, é o brasileiro melhor ranqueado pela Bola de Ouro 2022, premiação destinada aos melhores jogadores do mundo feita pela revista France Football. O volante Fabinho, do Liverpool, terminou no 14º lugar, enquanto Casemiro, do Manchester United, fechou na 17ª posição.
Vini Jr entrou para uma seleta lista de dez brasileiros a figurarem no Top-10 da Bola de Ouro. O jovem de 22 anos ficou na frente de grandes nomes do futebol mundial, como Luka Modric, companheiro de clube e vencedor da Bola de Ouro de 2018, e Erling Haaland, goleador norueguês do Manchester City. Confira abaixo o ranking dos dez melhores jogadores do mundo, segundo a France Football.
Confira o top 10:
1. Karim Benzema (França, Real Madrid);
2. Sadio Mané (Senegal, Bayern de Munique);
3. Kevin De Bruyne (Bélgica, Manchester City);
4. Robert Lewandowski (Polônia, Barcelona);
5. Mohamed Salah (Egito, Liverpool);
6. Kylian Mbappé (França, Paris Saint-Germain);
7. Thibaut Courtois (Bélgica, Real Madrid);
8. Vini Jr (Brasil, Real Madrid);
9. Luka Modric (Croácia, Real Madrid);
10. Erling Halaand (Noruega, Manchester City).
O Real Madrid, atual campeão da Liga dos Campeões, foi a equipe destaque dentre os ranqueados. Quatro dos dez melhores jogadores atuam na equipe espanhola: Karim Benzema (1º), Thibaut Courtois (7º), Vini Jr (8º) e Luka Modric (9º). Menção honrosa ao Manchester City, que emplacou Kevin De Bruyne (3º) e Erling Halaand (10º) no Top-10.
O Brasil também contou com a presença de seus dois principais volantes entre os 20 melhores do mundo. Fabinho, jogador fundamental para o Liverpool, apareceu na 14ª colocação, e Casemiro, que agora atua pelo Manchester United, terminou na 17ª posição. Apesar de não estarem entre os finalistas da premiação, os brasileiros alcançaram marcas expressivas, ambos ficaram a frente de Cristiano Ronaldo, por exemplo, que foi o 20º.
Em suma, os jogadores brasileiros tiveram um melhor desempenho em comparação ao ocorrido em 2021, quando Neymar, na 16ª colocação, foi o melhor no ranking. Inclusive, o atacante do PSG é brasileiro com mais aparições no Top-10, com seis, mas em 2022 ficou fora da lista de finalistas.