Brasil fecha o Pan 2023 com recorde absoluto de medalhas; confira
Sportbuzz
Neste domingo, 5, os Jogos Pan-Americanos 2023, disputados em Santiago, capital do Chile, foram encerrados após 16 dias de competição. Mesmo com um número de medalhas abaixo do restante, as últimas horas do Brasil no Pan foram douradas e fecharam uma campanha histórica, com um recorde absoluto no esporte do nosso país.
Com mais dois ouros, no karatê e no tênis de mesa, duas pratas, ambas no tiro com arco, e um bronze, no ciclismo BMX, a delegação brasileira fechou a competição com 205 medalhas conquistadas, um recorde absoluto na história do esporte brasileiro. Tudo isso com menos de 300 dias restantes para o início dos Jogos Olímpicos de Paris.
- Pan: Babi Domingos responde provocação de ginasta mexicana
Ao todo, a delegação brasileira conquistou 66 medalhas de ouro, a mesma quantidade das de bronze, e 73 pratas. As últimas conquistas foram de Bárbara Hellen, que subiu no alto do pódio na categoria 68 kg do karatê, e a seleção masculina de tênis de mesa, que venceu o Canadá na grande decisão por 3 a 0.
Além do recorde de medalhas, os Jogos Pan-Americanos de Santiago foi de extrema importância para a preparação para as Olimpíadas. Sendo assim, atletas brasileiros conquistaram vagas em 21 modalidade para disputar os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. Destaque para as ótimas apresentações do Brasil no boxe e no hipismo.
- Pan 2023: Veja tudo que aconteceu nas provas desta última sexta-feira, 3
Com as 205 medalhas conquistadas, o Brasil garantiu a segunda colocação no quadro geral, apenas atrás dos Estados Unidos, que ficaram com 286 medalhas no total, sendo 124 delas de ouro. Na sequência, a delegação brasileira foi seguida por México e Canadá na disputa de nações.
- Após levar ouro no Pan 2023, Guilherme Costa traça novos objetivos para os Jogos Olímpicos