Cadillac recebe aprovação para estrear na F1 em 2026

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A Cadillac foi oficialmente aprovada pela Fórmula 1 e pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para ingressar na categoria a partir da temporada 2026. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (7), consolidando o projeto da General Motors (GM) em parceria com a TWG Motorsports como a 11ª equipe do grid.
A entrada da Cadillac já havia sido acordada em novembro de 2024, quando a Fórmula 1 confirmou a presença da montadora no campeonato a partir de 2026, ano em que um novo regulamento técnico entrará em vigor. No entanto, ainda era necessária uma avaliação final envolvendo critérios esportivos, técnicos e comerciais. Com a aprovação, a GM se tornará a primeira grande montadora a ingressar na F1 sem um histórico prévio na categoria.
“A FIA e a Fórmula 1 podem confirmar que, após a conclusão de suas respectivas avaliações esportivas, técnicas e comerciais, a candidatura da General Motors e da TWG Motorsports para trazer uma equipe Cadillac para o Mundial de Fórmula 1 da FIA a partir de 2026 foi aprovada”, informou a categoria em comunicado oficial.
Repercussão e expectativas para o desempenho da Cadillac
A confirmação da Cadillac foi celebrada por Stefano Domenicali, CEO da Fórmula 1, que destacou a importância da chegada da GM à categoria. “Como dissemos em novembro, o compromisso da General Motors em trazer a Cadillac para a Fórmula 1 foi uma demonstração importante e positiva da evolução do nosso esporte. Quero agradecer à GM e à TWG Motorsports pelo engajamento construtivo ao longo de muitos meses e estou ansioso para receber a equipe no grid a partir de 2026 para o que será mais um ano emocionante para a Fórmula 1”, afirmou Domenicali.
Mark Reuss, presidente da GM, também comemorou a entrada oficial da montadora na categoria: “Estamos empolgados que a Cadillac na Fórmula 1 seja oficial, pois a equipe tem acelerado seu trabalho. Estamos imensamente gratos pelo apoio da FIA e da Formula One Management (FOM). A empolgação só aumenta à medida que nos aproximamos de mostrar a experiência em engenharia da GM no prestigioso palco global da F1”.
Histórico e mudanças estratégicas
A base estrutural da Cadillac na Fórmula 1 deriva do projeto da Andretti, que por anos tentou uma vaga na categoria, mas nunca conseguiu a aprovação definitiva. O time liderado por Michael Andretti chegou a formar parcerias estratégicas, incluindo a própria aliança com a Cadillac, construir uma fábrica nos arredores de Indianápolis, estabelecer uma sub-sede em Silverstone e até contratar Pat Symonds, ex-diretor técnico da F1. No entanto, o projeto sempre encontrou resistência.
Em setembro de 2024, a Andretti passou por uma reformulação. Michael Andretti deixou o cargo de CEO e o investidor Dan Towriss assumiu o comando, acelerando o processo de entrada na F1. A mudança mais significativa foi retirar o nome Andretti e dar protagonismo à Cadillac, um movimento estratégico que culminou na aprovação oficial da FIA e da Fórmula 1.
Towriss reforçou o comprometimento da equipe com o novo desafio: “Durante o último ano, trabalhamos lado a lado com a GM para estabelecer uma base sólida para uma entrada extraordinária na Fórmula 1. Agora, com 2026 à vista e após a aprovação final de hoje, estamos acelerando nossos esforços — expandindo nossas instalações, refinando tecnologias de ponta e continuando a reunir talentos de alto nível”.
O presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, destacou o impacto da entrada da Cadillac na Fórmula 1: “Expandir a Fórmula 1 para 11 equipes a partir de 2026 é um grande feito. GM/Cadillac traz uma nova energia, aliada ao novo regulamento de 2026, inaugurando uma era emocionante para o esporte. A presença deles no paddock vai inspirar futuros competidores e fãs. A entrada deles fortalece nossa missão de ultrapassar os limites do automobilismo no mais alto nível”.


