CBF anuncia saída de Pia Sundhage da seleção feminina
Sportbuzz
A sueca Pia Sundhage não comanda mais a Seleção Brasileira Feminina. A CBF anunciou a demissão da treinadora nesta quarta-feira, 30, cerca de um mês após a amarga eliminação na fase de grupos da Copa do Mundo de 2023, disputada na Austrália e Nova Zelândia.
No comando do time feminino desde julho de 2019, a sueca tinha contrato até o fim das Olimpíadas de Paris, em agosto de 2024. No entanto, a CBF optou pelo desligamento da treinadora e de sua comissão técnica antes do prazo; deixam também a seleção: os auxiliares Lilie Persson e Anders Johansson, e a observadora técnica Ann-Helen Grahm.
"Encerramos a partir de hoje o trabalho de Pia com a CBF. Quero agradecer a ela e a todos aqueles que conviveram e fizeram parte da comissão técnica da Seleção Brasileira Feminina de Futebol, que participou da Copa do Mundo Feminina FIFA 2023 . Pia trouxe também, nesse período de 2019 até aqui, um trabalho que, para a CBF e para o futebol brasileiro como um todo, foi muito importante. Desejamos a ela, em seus novos desafios, todo o sucesso", disse o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, por meio do comunicado oficial.
A nota da entidade informa que a CBF vai anunciar uma nova comissão técnica para iniciar o trabalho para os Jogos Olímpicos Paris 2024 e a próxima Copa do Mundo de Futebol Feminino da FIFA, em 2027.
O próximo compromisso do Brasil é a Copa Ouro, nos Estados Unidos, entre os dias 17 de fevereiro e 10 de março de 2024. Os Jogos Olímpicos acontecem entre os dias 25 de julho e 10 de agosto. Entre os dias 18 e 26 de setembro já ocorre uma nova data Fifa. A ideia da CBF é já ter toda a estrutura pronta para o começo de um novo trabalho.
Resultado à frente da Seleção Brasileira
Pia Sundhage deixa a seleção feminina com 34 vitórias, dez derrotas e 13 empates em 57 jogos. A última partida da sueca no cargo foi o empate sem gols contra a Jamaica, no dia 2 de agosto, que resultou na eliminação na fase de grupos do Mundial Feminino.
Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, o Brasil caiu nas quartas de final. Pia vinha de três finais olímpicas seguidas no comando de outras seleções: dois ouros com os Estados Unidos (Pequim-2008 e Londres-2012) e uma prata com a Suécia (Rio-2016).
O Brasil conquistou o título da Copa América, em 2022. O troféu colocou o país na disputa de Paris 2024.