Centroavante Markão abre o jogo sobre temporada no futebol chinês
Sportbuzz
Vinte e seis gols e cinco assistências em 33 partidas. Estes são os números do brasileiro Markão desde que chegou ao time chinês, o Wuhan Three Towns. Em 2022, foram 14 bolas na rede e dois passes decisivos em 13 jogos, o que tornou o jogador o artilheiro do campeonato do país asiático. Em entrevista exclusiva ao SportBuzz, o atleta comentou sobre a boa fase.
Markão saiu do Brasil em 2017. Depois de passar por Ituano e Bragantino, o centroavante foi brilhar do outro lado do mundo no time coreano Gyeongnam. Na Coreia, o jogador já chegou quebrando recordes: ele marcou 22 gols no campeonato, ajudou sua equipe a vencer o K League Challenge, ele ganhou os 11 melhores da temporada, MVP e pontuação máxima.
Eu sempre tive o sonho de morar fora e a Coreia foi a minha primeira oportunidade. Lá eu pude ser destaque por dois anos seguidos, quebrando recordes e ganhando títulos individuais”, contou Markão em entrevista exclusiva ao SportBuzz.
Confira a entrevista completa:
Apesar dos números incríveis, nem sempre foi fácil para o jogador. Segundo ele, o futebol chinês é muito diferente do brasileiro: “Os brasileiros são muito bons tecnicamente, a gente tem muitas qualidades, e no futebol chines é outro estilo, outra adaptação. Eles tem bons jogadores mas dependem muito dos estrangeiros para atuações individuais e ganhar partidas.”
A dependência de estrangeiros tornou Markão o principal jogador da liga. Além dos números, o brasileiro é também responsável por um hat-trick e um poker (quatro gols) na temporada. “Não é qualquer pessoa que consegue fazer quatro gols em uma única partida, então eu fico muito feliz pela conquista e também por estar ajudando minha equipe cada vez mais”, afirmou.
Com tantos feitos, Markão avaliou a temporada de 2022: "O time já era bom né, desde quando a gente subiu da segunda divisão para a primeira eu sabia que a gente poderia chegar longe e hoje a gente vem fazendo uma grande campanha. Acredito que esse ano nós vamos brigar por título, então a gente fica muito feliz de estar trabalhando todos os dias e estar sendo reconhecido a cada dia e a cada partida.”
O jogador quer seguir por esse caminho e tem como maior objetivo da temporada conquistar a artilharia e o título da competição, mas Markão não descartou a possibilidade de voltar ao Brasil. “Vontade de jogar no Brasil todo mundo tem né? No meu caso eu não descarto nenhuma opção, tanto no Brasil quanto na China, ou outros países, se tiverem interesse em conversar comigo e for uma coisa boa eu com certeza irei.”, finalizou o jogador.