Champions League: o que falta para Haaland ser o melhor do mundo?
Sportbuzz
Erling Haaland completará apenas 23 anos no próximo mês, mas o jogador já deixou a sua marca na história do futebol. O centroavante do Manchester City fez uma temporada gloriosa com a equipe, que ajudou a contribuir para a conquista da Premier League e da Copa da Inglaterra. Agora, o grande objetivo é faturar a Champions League em decisão a ser disputada com a Inter de Milão, neste sábado, 10.
A estreia oficial de Haaland com a camisa do City ocorreu no dia 8 de agosto, e o jogador já havia mostrado a que veio: anotou ambos os gols do placar de 2 a 0 contra o West Ham, fora de casa. Com o feito, o atleta se juntou a Sergio Agüero como um dos únicos a balançar as redes duas vezes pelos ‘Sky Blues’ em sua primeira partida na Premier League.
- Haaland admite surpresa por seu desempenho no Manchester City
Além disso, Haaland bateu o recorde de maior artilheiro em uma edição do Campeonato Inglês: foram 36 gols anotados pelo norueguês ao longo das 38 rodadas, quase um por partida. Ele também foi o primeiro da história a balançar as redes nove vezes nos cinco jogos iniciais da Premier League. Sem muitas surpresas, o camisa 9 foi eleito o jogador do torneio na temporada 2022/2023.
Ainda assim, Haaland não se projeta somente a nível nacional, uma vez que seus recordes também se estendem à UEFA. O centroavante, por exemplo, é o mais jovem a alcançar a marca de 25 gols na Liga dos Campeões; anteriormente, ele já havia superado Mbappé (PSG) quando a estatística chegou na casa dos 20 tentos.
- Confira a lista dos 10 centroavantes mais caros do mundo
Depois de passagens por Bryne, Molde, RB Salzburg e Borussia Dortmund, Haaland está em busca de seu primeiro título na Champions League com o Manchester City, o que pode impulsioná-lo de vez a ser eleito o melhor jogador do mundo. Uma atuação expressiva na final (como a de Vini Jr. no ano passado, que anotou o gol do título do Real Madrid) também deve representar um bônus na campanha pelo prêmio individual.
Contra Haaland, pesa o fator “seleção”. O jogador defende a equipe nacional da Noruega, mas a falta de força do elenco (além de Odegaard, que atua no Arsenal) dificulta a manutenção da competitividade em grandes torneios, o que prejudica a visibilidade do centroavante. No Mundial Sub-20 da FIFA em 2019, contudo, o atleta impressionou ao cravar incríveis nove gols no atropelo de 12 a 0 sobre Honduras; ele foi o artilheiro da edição.
- Abraço entre Vini Jr e Haaland agita web: “Melhores do mundo”