Clubes russos querem compensação financeira por Balbuena e Varela
Sportbuzz
Os clubes russos que tiveram saídas por conta da exceção permitida pela FIFA não estão satisfeitos e irão agir em busca de uma compensação financeira por parte dos times em que os jogadores se destinaram. Segundo a coluna de Marcel Rizzo, do "UOL Esporte", Corinthians e Flamengo serão notificados por Balbuena e Varela, respectivamente. Vale lembrar que o zagueiro paraguaio já estreou pelo Corinthians, diferentemente do lateral-direito, que ainda não foi nem anunciado oficialmente.
A reclamação dos russos diz respeito à possibilidade que a entidade máxima do futebol deu a jogadores estrangeiros que jogam no país, de suspenderem seus respectivos contratos de forma unilateral até junho de 2023, por causa da guerra que acontece contra a Ucrânia. A regra é diferente para o outro país envolvido, onde o atleta precisa do aval do clube para sair.
- Corinthians anuncia contratação do zagueiro Balbuena
Em entrevista a mesma coluna, Mikhail Prokopets, advogado que representa oito clube que irão fazer a apelação à FIFA falou: "Os clubes russos não concordam com a regra e vão enviar cartas notificando os clubes de que serão responsabilizados se usarem os jogadores. É como você comprar um carro, você paga pelo carro, ou paga pelo aluguel de um carro, mas qualquer um pode dirigir"
O problema é que, na prática, esta reclamação não deve surtir efeito nos jogadores e nos times em que se destinaram. Quem diz isso é o especialista em direito esportivo, Marcos Motta: "A estabilidade contratual, um dos pilares dos estatutos da Fifa, foi fulminada pela exceção prevista na circular 1787, que trata a matéria como uma 'situação excepcional'. Lembro ainda que os contratos estão suspensos e não rescindidos", afirmou.
- Flamengo contraria torcida e anuncia reforço polêmico
Portanto, o TAS (Tribunal Arbitral do Esporte) e a FIFA devem ter que responder esta briga que vem se desenhando. Mesmo assim, a reclamação dos russos não deve seguir adiante segundo Motta, já que o tribunal já tomou uma decisão contrária à Rússia ao reclamarem da exclusão do país da Copa do Mundo e das competições europeias.
- Flamengo vive dilema após liberar Gustavo Henrique; entenda!