Com keffiyeh, Palestina estreia nas Eliminatória da Ásia contra o Líbano
Sportbuzz
Vivendo dias de horror em meio ao conflito entre Israel e o Hamas, na Faixa de Gaza, a Palestina entrou em campo para estrear nas Eliminatórias da Ásia para a Copa do Mundo de 2026. Com um empate sem gols contra o Líbano nesta quinta-feira, 16, em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, o jogo foi disputado em um local neutro por questões de segurança, acontecendo no Estádio Khalib bin Mohammed, com portões fechados.
Antes do duelo, os jogadores palestinos usaram o característico keffiyeh, lenço símbolo do movimento nacionalista do país. O próprio uniforme da seleção traz detalhes que remetem ao acessório. A próxima partida da Palestina será diante da Austrália, na próxima terça-feira, 21. A mais recente onda de conflitos em Gaza, desde outubro, afetou a seleção principalmente como mandante. O duelo acontecerá no Estádio Internacional Jaber Al-Ahmad, no Kuwait, e não no Estádio Faisal Al-Husseini, na Cisjordânia, onde geralmente acontecem os jogos da seleção.
- Chimaev declara estar disposto a defender Palestina em guerra e faz apelo: 'Me dê armas'
Parte dos jogadores vinha treinando na Jordânia desde o final de outubro. A lista dos 26 convocados, incluindo 10 que defendem clubes palestinos, foi divulgada na última segunda-feira, 13, mantendo a base do grupo que conseguiu a vaga para a Copa da Ásia de 2024. Três jogadores infelizmente não conseguiram deixar Gaza. A Palestina está no grupo I da competição, junto do Líbano, Austrália e Bangladesh. Os dois mais bem colocados avançam para a próxima fase.