Com novidade, Equador anuncia convocação para a Copa do Mundo 2022; veja
Sportbuzz
O Equador anunciou na última segunda-feira, 14, a convocação da seleção para a disputa da Copa do Mundo de 2022, no Catar. A equipe sul-americana, que foi a última a divulgar a lista dos 26 jogadores, fará sua estreia no Mundial contra os anfitriões, na partida de abertura do torneio.
A principal novidade é a ausência do lateral Byron Castillo na lista do técnico Gustavo Alfaro. O jogador se envolveu em uma polêmica com a Fifa e a exclusão da seleção da Copa chegou a ser cogitada. O Chile fez uma denúncia ao Tribunal Arbitral do Esporte, mas a vaga equatoriana ficou assegurada.
- França perde craque do PSG para Copa do Mundo e muda convocação
De acordo com os chilenos, Byron Castillo, jogador de extremidade do Barcelona de Guayaquil, atuou de forma irregular em oito jogos da seleção equatoriana durante as Eliminatórias para a Copa do Mundo. A princípio, os argumentos apresentados pela ANFP foram que o jogador nasceu na Colômbia e não poderia defender o Equador.
Mesmo depois de supostos áudios de Byron confirmando que nasceu na Colômbia, a Fifa decidiu manter o Equador na Copa do Mundo. A seleção perdeu três pontos nas Eliminatórias para a Copa de 2026. O atleta, no entanto, sofreu uma grave lesão no último sábado, no amistoso contra o Iraque.
- Arboleda é liberado pelo São Paulo e terminará recuperação no Equador
Uma surpresa na lista é a convocação do zagueiro Arboleda, do São Paulo. O defensor do clube paulista passou por uma cirurgia por conta de uma lesão o tornozelo. Ele participou do amistoso contra o Iraque.
A seleção equatoriana disputará a Copa do Mundo de 2022 pelo Grupo A, integrando a mesma chave de Catar, Senegal e Holanda. A estreia do Equador está marcada para o próximo dia 20 de novembro, às 13h (horário de Brasília), contra os donos da casa.
- Como vem? Equador tenta ir de dúvida à surpresa da Copa
Veja a lista de convocados:
Goleiros: Alexander Domínguez (Liga de Quito), Hernán Galíndez (Aucas) e Moisés Ramírez (Independiente del Valle);
Defensores: Piero Hincapié (Bayer Leverkusen), Félix Torres (Santos Laguna), Robert Arboleda (Sao Paulo), Xavier Arreaga (Seattle Sounders), Jackson Porozo (Troyes), Angelo Preciado (Genk), Pervis Estupiñán (Brighton), William Pacho (Royal Antwerp) e Diego Palacios (LAFC);
Meio-campistas: Moisés Caicedo (Brighton), Carlos Gruezo (Augsburgo), Jhegson Méndez (LAFC), Alan Franco (Talleres), José Cifuentes (LAFC), Ángel Mena (León), Gonzalo Plata (Valladolid), Jeremy Sarmiento (Brighton), Romario Ibarra (Pachuca) e Ayrton Preciado (Santos);
Atacantes: Énner Valencia (Fenerbahçe), Michael Estrada (Cruz Azul), Djorkaeff Reasco (Newell's Old Boys) e Kevin Rodríguez (Imbabura).