Como foi a carreira de Maguila no boxe? Relembre
Sportbuzz
Nesta quinta-feira, 24, o boxe brasileiro se despediu de um de seus maiores nomes da história. José Adilson dos Santos Rodrigues, conhecido mundialmente como Maguila, faleceu aos 66 anos. Em detrimento dos desdobramentos de uma encefalopatia traumática crônica , doença que o assolou por mais de uma década, o ex-pugilista estava internado em São Paulo e não resistiu.
Maguila lutou profissionalmente entre os anos 1983 e 2000. Nos 17 anos de carreira, o ex-pugilista realizou 85 lutas oficiais com um retrospecto impressionante. O brasileiro colecionou 77 vitórias, sendo 61 delas por nocaute, perdeu apenas sete vezes e teve uma luta que terminou em empate técnico.
Nascido em Aracaju, capital do Sergipe, Maguila se mudou para São Paulo muito jovem, em busca de melhores condições financeiras, assim como muitos nordestinos fizeram no século passado. O sergipano trabalhou com construção civil desde muito cedo, treinando boxe no seu tempo livre e conciliando com o serviço.
As duas derrotas mais doloridas da carreira
De todos os confrontos do brasileiro, dois ganharam grande destaque, por conta da relevância das lutas na época. Em 1989, Maguila encarou Evander Holyfield, campeão mundial da época, mas não teve um final feliz. Em confronto que terminou no segundo round, o sergipano não superou o detentor do título e foi nocauteado.
No entanto, no ano seguinte, em 1990, Maguila subiu no ringue para uma lutar preliminar à disputa do título mundial, entre Mike Tyson e Henry Tillman. Na ocasião, o brasileiro encarou George Foreman, que o nocauteou no segundo round, assim como Holyfield. Aquele foi um dos melhores momentos da carreira do sergipano, que ocupava a 10ª colocação do ranking mundial e vinha de uma sequência de 18 vitórias.
Os títulos de Maguila
Maguila conquistou diversos títulos em sua carreira, sendo o de maior destaque a conquista do Campeonato Mundial de Boxe, em 1995. Além disso, o ex-pugilista teve sucesso completo em competições nacionais e continentais, com títulos brasileiros e sul-americanos.