Confederação Africana anuncia criação de Superliga milionária
Sportbuzz
A Confederação Africana de Futebol (CAF) anunciou nesta quarta-feira, 10, a criação da Superliga Africana. Torneio que reunirá 24 clubes e que terá premiação de 100 milhões de euros para todas as equipes envolvidas. O evento de lançamento aconteceu na Tanzânia e contou com algumas palavras do dirigente da entidade continental, Patrice Motsepe.
"A Super Liga Africana é uma iniciativa muito importante. Um dos principais problemas na África é o financiamento. Nosso objetivo é que o futebol de clubes africano seja de nível mundial e rivalize com os melhores do mundo", afirmou o dirigente da CAF, que se mostrou animado com o novo projeto lançado.
A nova competição criada pela Confederação Africana surge pouco mais de um ano depois de alguns dos maiores clubes europeus terem tentado fazer algo parecido. Apesar de na época, a FIFA ter sido contra este movimento, desta vez a entidade máxima do futebol se mostrou a favor da criação. Mesmo assim, existem dirigentes de clubes africanos que não se mostraram contentes.
Quando falou da parte financeira, Motsepe citou uma contribuição anual garantida a todas as equipes participantes do torneio: "Cada um dos 24 clubes que participar do torneio inicial receberá uma contribuição anual de 3,5 milhões de euros para comprar jogadores, pagar o transporte e as transferências de jogadores", finalizou o dirigente.
Apesar de o lançamento já ter acontecido e já ter data para começar, a partir de julho de 2023, não foi explicado o que acontecerá com a Liga dos Campeões Africana ou a Copa das Confederações, segundo maior torneio do continente. O presidente da CAF também não deixou explícito como será a distribuição de vagas tanto para essa como outras competições, como o Mundial de Clubes, que atualmente o campeão da Liga dos Campeões participa.