Home
Esportes
Conheça os estádios da Copa do Mundo de 2022
Esportes

Conheça os estádios da Copa do Mundo de 2022

publisherLogo
Sportbuzz
13/11/2022 23h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15293932/original/open-uri20221113-17-h3jti4?1668380506
©GettyImages
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Está chegando! A Copa do Mundo de 2022, no Catar, começa em uma semana. A partida de estreia será disputada no próximo domingo, 20 de novembro, entre Catar e Equador, às 13h (horário de Brasília), no estádio Al Bayt.

Claro que um grande espetáculo precisa de grandes palcos. Para o Mundial, o Catar contará com oito arenas ao todo, que serão utilizadas da fase de grupos à grande final, marcada para o dia 18 de dezembro, no Lusail Stadium. Pensando nisso, o SportBuzz preparou um especial com mais detalhes de todos os estádios da Copa de 2022. Confira:

  • Como vem? Canadá volta à Copa e se inspira em histórias de superação

Al Bayt Stadium

O estádio Al Bayt será palco do jogo de abertura da Copa do Mundo da FIFA 2022, entre Catar e Equador, no dia 20 de novembro. A arena está localizada em Al Khor, a 35 quilômetros ao norte de Doha, capital do Catar.

Uma das mais luxuosas do Mundial, a estrutura foi inspirada no ‘bayt al sha'ar’ tradicional tenda do povo nômade catari. A arquitetura, que faz alusão às barracas de lona pelas listras pretas e brancas, aposta na modernidade e sustentabilidade para homenagear a tradição do país anfitrião do torneio.

Capacidade: 60 mil pessoas
Inauguração: 30 de novembro de 2021
Jogos: abertura, fase de grupos, oitavas de final, quartas de final e semifinal 

  • Gabriel Martinelli comenta reação de Neymar ao ser convocado
Al Bayt Stadium
Al Bayt Stadium (Crédito: GettyImages) 

Lusail Stadium

Sede do jogo de estreia do Brasil, o moderno Lusail Stadium também será palco da grande final da Copa do Mundo, no dia 18 de dezembro. O design dourado do estádio remete ‘as tigelas artesanais encontradas em todo o mundo árabe e islâmico durante a ascensão da civilização’.

Construído exclusivamente para o principal torneio de seleções, o estádio é o maior da Copa do Mundo de 2022 e foi o último a ser inaugurado. Localizado a 20 quilômetros ao norte de Doha, o Lusail vai receber dez partidas no Mundial e seu confronto de estreia será no dia 22 de novembro, entre Argentina e Arábia Saudita, pela primeira rodada do Grupo C.

Capacidade: 80 mil pessoas 
Inauguração: 9 de setembro de 2022
Jogos: fase de grupos, oitavas de final, quartas de final, semifinal e final 

  • Globo detalha distância entre os estádios da Copa do Mundo
Lusail Stadium
Lusail Stadium (Crédito: GettyImages) 

Khalifa International Stadium

O clássico estádio Khalifa International fará sua estreia na Copa do Mundo do Catar no dia 21 de novembro, no jogo Inglaterra x Irã pelo Grupo B. Inaugurado em 1976, ele foi reformado para sediar o Mundial em 2022. A 5 quilômetros do oeste de Doha, o local é um conhecido para os torcedores do Flamengo: a arena recebeu a final do Mundial de Clubes de 2019, contra o Liverpool.

Símbolo de tecnologia e infraestrutura, seus arcos duplos foram mantidos após a reforma, mas receberam um novo elemento que complementa o sistema de refrigeração para manter a temperatura confortável em seu interior.

Capacidade: 40 mil pessoas
Inauguração: 1976 - Reinauguração: 19 de maio de 2017
Jogos: fase de grupos, oitavas de final e disputa pelo terceiro lugar 

  • Sem Sancho, Inglaterra anuncia convocação para Copa do Mundo com desfalques
Khalifa International Stadium
Khalifa International Stadium (Crédito: GettyImages) 

Stadium 974

Localizado em Ras Bu Abboud, a 10 quilômetros a leste de Doha, o Stadium 974 foi construído a partir de containers para ser um estádio desmontável e sustentável. O espaço, situado na área portuária, faz alusão à tradição de comércio e navegação marítima do país. 
O número que dá o nome ao estádio (974) é o mesmo de containers usados na construção. Após a Copa, as estruturas de aço serão reutilizadas em instalações na região para alavancar o empreendedorismo local.

Capacidade: 40 mil pessoas 
Inauguração: 20 de novembro de 2021
Jogos: fase de grupos e oitavas de final

  • Rival do Brasil, Suíça anuncia convocados para Copa do Mundo
Stadium 974
Stadium 974 (Crédito: GettyImages) 

Education City

O Education City está localizado a 7 quilômetros a noroeste do centro de Doha e conta com um design moderno, com formas geométricas que lembram diamantes quando recebem a luz do sol; à noite são iluminadas por luzes coloridas.

Construído para o Mundial, o estádio foi o terceiro a ser concluído para o torneio. O moderno Education City, que recebeu o apelido de “Diamante no deserto’, fará sua estreia em Dinamarca x Tunísia, no dia 22 de novembro.

Capacidade: 40 mil pessoas 
Inauguração: 15 de junho de 2020
Jogos: fase de grupos e quartas de final 

  • Bélgica mantém base e anuncia convocados para Copa do Mundo
Education City
Education City (Crédito: GettyImages) 

Ahmad Bin Ali

Localizado na histórica Al Rayyan, o Ahmad Bin Ali Stadium conta com um design ondulado que faz alusão às dunas de areia e ao deserto. A arquitetura também homenageia a fauna, flora e comércio local. Inaugurado em 2003, foi reformado para receber o Mundial. Sua estreia será no dia 21 de novembro, em Estados Unidos x País de Gales.

Capacidade: 40 mil pessoas
Inauguração: 18 de dezembro de 2020
Jogos: fase de grupos e oitavas de final 

Ahmad Bin Ali
Ahmad Bin Ali (Crédito: GettyImages) 

Al Thumama

Sede das estreias de Senegal e Holanda, no dia 21 de novembro, o Al Thumama homenageia a cultura e tradição do Catar em seu formato circular. O design lembra o tradicional gahfiya, gorro usado por homens e garotos do mundo árabe. O estádio fica a 12 quilômetros ao sul do centro de Doha.

Capacidade: 40 mil pessoas
Inauguração: 22 de outubro de 2021
Jogos: fase de grupos, oitavas de final e quartas de final 

Al Thumama
Al Thumama (Créditos: GettyImages) 

Al Janoub

Localizado na cidade de Al Wakrah, a 22 quilômetros ao sul do centro de Doha, o Al Janoub tem um design que faz alusão às velas dos tradicionais barcos dhow do país, como forma de homenagem aos tempos de mergulhos por pérolas. O estádio chamará atenção na primeira rodada para o confronto da atual campeã França contra a Austrália, em 22 de novembro.

Capacidade: 40 mil pessoas
Inauguração: 19 de maio de 2019
Jogos: fase de grupos e oitavas de final 

Al Janoub
Al Janoub (Crédito: GettyImages) 

Fan Fests

O tradicional Fifa Fan Fest para a Copa do Mundo de 2022 será realizado durante todos os dias do Mundial no solo catari. De 20 de novembro a 18 de dezembro, a entidade máxima do futebol vai promover o evento gratuito no Al Bidda Park, no centro de Doha, para até 40 mil torcedores. O espaço escolhido está localizado entre a área de West Bay e o mercado Souq Waqif, com acesso pelas estações de metrô Corniche, Al Bidda e The White Palace.

O Fifa Fan Fest de 2022 contará com a transmissão de todas as 64 partidas da Copa do Mundo em mega telões, além de apresentações de renomados cantores locais e internacionais e uma praça de alimentação com a culinária árabe e mundial. A entidade ainda fará a exibição de jogos de futebol exclusivos com FIFA Legends, grupo formado por lendários ex-jogadores.

Para a Copa do Mundo do Catar, a Fifa substituiu o conceito de Fan Fest para Fan Festival, com o intuito de promover o entretenimento com a música, a culinária e, claro, o futebol além dos estádios. O tradicional evento é realizado desde a edição da Alemanha, em 2006, e é o ponto de encontro dos torcedores de todo o mundo no país que sedia o Mundial.

A edição deste ano será realizada em apenas um único local no Catar, ao contrário dos Mundiais anteriores, que realizaram os eventos dos Fan Fests em diversos espaços do país-sede. A Fifa garante que a área de relacionamento poderá ser aproveitada até mesmo pelos torcedores que estarão presentes nos estádios cataris, uma vez que o evento ficará em uma área de fácil acesso. A entidade ainda pode promover outros festivais similares em alguns países, entre eles Brasil e Inglaterra.

Realizado desde a Copa de 2006, o Fan Fest foi criado para que os torcedores sem ingressos tenham opções de acompanhar as partidas do torneio de seleções, sem que os arredores dos estádios fiquem lotados de fãs. Até hoje, mais de 40 milhões de visitantes nos cinco continentes se reuniram pela paixão ao futebol. O atual formato multidimensional também deverá ser utilizado na Copa do Mundo Feminina, em 2023, que será realizada na Austrália e na Nova Zelândia.


Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também