Home
Esportes
Conmebol confirma VAR desde o começo da Libertadores 2023
Esportes

Conmebol confirma VAR desde o começo da Libertadores 2023

publisherLogo
Sportbuzz
11/10/2022 21h28
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15242710/original/open-uri20221011-17-lmnbkv?1665524118
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A Conmebol anunciou nesta terça-feira, 11, que a partir da temporada de 2023, a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana contarão com árbitro de vídeo em todos os seus jogos, diferente do que estava acontecendo. Até as edições deste ano, o VAR só era utilizado a partir da fase de oitavas de final, ausente dos playoffs e fase de grupos de ambas as competições.

A decisão foi tomada em reunião do Conselho da entidade, no Paraguai, que contou até com a presença do presidente da Fifa, Gianni Infantino. As fases preliminares, assim como a próxima Recopa Sul-Americana também entram na novidade no próximo ano, que era algo que vinha sendo pedido por alguns clubes nesta edição.

  • Xavi detona arbitragem e pede: "O árbitro deveria dar explicações"
 

O América-MG e o Atlético-MG fizeram um pedido formal para que a utilização da tecnologia iniciasse antes do previsto nesta temporada. Os pedidos foram feitos após erros da arbitragem em seus jogos, até no enfrentamento entre os rivais, mas a Conmebol não atendeu o desejo de ambas as equipes no momento.

Para esta alteração, o conselho teve que entender que todos os estádios que podem participar das competições, tem estrutura o suficiente para abrigar a tecnologia indicada. Uma das preocupações da Conmebol eram as equipes de menor porte, e que se classificam todos os anos para os torneios, principalmente para a Sul-Americana.

  • Auba brilha, Chelsea vence Milan em San Siro e assume liderança do grupo
VAR é utilizado pela Conmebol desde 2018
VAR é utilizado pela Conmebol desde 2018/ Créditos: Getty Images

 

A entidade Sul-Americana utiliza o VAR desde 2018, quando também estreou nas oitavas de final da Libertadores. Desde então o formato seguiu, até que em 2020 áudios e imagens utilizadas pelas arbitragens nas partidas passaram a ser disponibilizadas publicamente, para que dirigentes e torcida pudessem saber como foi o julgamento dos lances polêmicos.

  • Mauricio Barbieri critica VAR após derrota do Bragantino

 

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também