Conmebol e Uefa anunciam duas novas versões de torneios femininos
Sportbuzz
A Conmebol e a Uefa se juntaram nesta quinta-feira, 2, para anunciar a criação de três torneios conjuntos do futebol feminino. Um deles será a Copa Intercontinental Sub-20, que vai colocar frente a frente os campeões da Libertadores e da Uefa Youth League, uma espécie de Liga dos Campeões da categoria.
Dessa forma, como os campeões dessas competições já foram definidos de forma prévia, a primeira edição vai contar com o confronto entre Peñarol, do Uruguai, e Benfica, de Portugal, atuais campeões continentais. O jogo marcado pelas entidades está programado para acontecer no Estádio Centenário, em Montevidéu, no dia 21 de agosto.
Além desse, a Conmebol e a Uefa também anunciaram a criação de uma versão feminina da Finalíssima, o confronto que é realizado entre os campeões da Copa América e da Eurocopa, que inclusive teve no duelo entre Argentina x Itália, pela categoria masculina nesta semana a sua primeira edição, com vitória dos Hermanos.
Nesse caso, a seleção campeã da Eurocopa Feminina de 2022, que vai ser disputada em julho na Inglaterra, vai encarar a vencedora da Copa América Feminina, que também está programada para acontecer em julho, mas na Colômbia. Apesar de os países estarem definidos, ainda não se sabe o horário e nem o estádio que vai receber o confronto.
No entanto, o que se sabe é que a Eurocopa feminina contará com 16 países na disputa pelo título, que atualmente tem a Holanda como campeã. Estão classificadas ainda Inglaterra, anfitriã, Áustria, Noruega, Irlanda do Norte, Alemanha, Dinamarca, Espanha, Finlândia, Holanda, Suécia, Portugal, Suíça, França, Itália, Bélgica e Islândia.
Para a disputa da Copa América, que está marcada para acontecer entre os dias 8 e 30 de julho, com sede na Colômbia, o Brasil está integrando o Grupo B, ao lado de seleções como a Argentina, Peru, Uruguai e Venezuela. Na chave A, estão Colômbia, Equador, Paraguai, Bolívia e por fim o Chile.
Torneio de futsal masculino
As entidades também aproveitaram para anunciar que vão organizar um quadrangular entre seleções de futsal masculino. A primeira edição dessa competição terá Argentina e Paraguai em um confronto entre a campeã e a vice da última Copa América de Futsal, além de Portugal e Espanha, que foram o campeão e o terceiro colocado da última Euro Futsal, respectivamente.
Vale lembrar, inclusive, que a Rússia foi a vice-campeão do último torneio europeu, mas está banido pela Uefa e também pela Fifa de todas as competições internacionais depois da invasão na Ucrânia. Assim, o "Final Four", como está sendo chamado, terá Buenos Aires como sede e vai acontecer em setembro.