Copa do Mundo Feminina de futebol: saiba por que Marta não é titular da seleção brasileira
Sportbuzz
Por que Marta, seis vezes melhor do mundo, não é titular da seleção brasileira? O Brasil estreou na Copa do Mundo Feminina 2023 contra o Panamá com a principal estrela no banco de reservas. A última partida da camisa 10 como titular foi em fevereiro do ano passado, no empate no amistoso com a Finlândia, em 0 a 0.
Em 2023, Marta jogou apenas 101 minutos pela seleção. Há algumas explicações para a ausência da atacante na escalação inicial. A principal delas é o momento da carreira da jogadora. A atleta já não tem o vigor de antes para jogar por 90 minutos tantas vezes seguidas em alto nível.
Por isso, para ter o melhor de Marta é necessário dosar a energia – e até mudá-la de posição como estudou a técnica Pia Sundhage. A camisa 10 também sentiu dores na coxa esquerda durante a preparação na Austrália e ficou fora de alguns treinamentos. Sua presença não é tão fundamental contra o Panamá.
Outro fator é a grave lesão sofrida por Marta ano passado. No início de 2022, a atacante rompeu o ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho esquerdo, passou por cirurgia e ficou quase 10 meses em recuperação. A contusão a tirou da Copa América do ano passado, que valia a classificação para o Mundial.
Por causa da cirurgia, nos dois últimos anos, Marta atuou em 20 jogos entre seleção e Orlando Pride.