Copa do Mundo: Fifa deve anunciar mudança na data da competição
Sportbuzz
A Copa do Mundo pode sofrer uma alteração importante em sua data de início. Acontece que a Fifa pode acabar mudando o dia do primeiro jogo e as seleções que entrarão em campo na abertura do Mundial de 2022. A ideia é fazer com que o torneio comece um dia antes do previsto, agora para 20 de novembro, um domingo.
Dessa forma, a partida de estreia da Copa do Mundo seria entre os donos da casa, o Catar, e o Equador. O confronto deve acontecer às 21h (horário local), 15h (horário de Brasília). Vale lembrar que a partida estava inicialmente prevista para acontecer um dia depois, na segunda-feira, 21, às 13h (horário de Brasília), logo depois da realização da cerimônia de abertura.
Assim, se seguirmos a programação original da Copa do Mundo, que foi divulgada pela Fifa, o primeiro jogo aconteceria entre Holanda e Senegal, às 7h, (horário de Brasília). No mesmo dia, e antes da cerimônia de abertura, está previsto o confronto entre Inglaterra e Irã, às 10h (horário de Brasília).
Essa possibilidade será analisada ainda nesta quinta-feira, 11, pelo Bureau do Conselho da Fifa, um órgão da entidade que é formado pelos presidentes das seis confederações continentais. As seleções que estão envolvidas no jogo concordaram com a mudança, assim como a Fifa, que considera ser melhor fazer a cerimônia de abertura antes do primeiro jogo do Mundial.
É válido destacar que caso essa mudança realmente seja aprovada, o jogo entre Holanda e Senegal também deve ter seu horário mudado no dia 21 de novembro. A ideia é que ele seja disputado um pouco mais tarde do que o previsto, durante um horário em que a audiência na Europa e na África é maior do que o anterior.
Inclusive, essa alteração não deve gerar nenhum impacto nas datas de liberação dos jogadores de seus respectivos clubes. Isso porque as principais ligas do mundo terão suas rodadas acontecendo no dia 13 de novembro, um domingo. Já no dia seguinte, os atletas precisam fazer a apresentação às suas seleções para iniciar a disputa da Copa do Mundo.