Corinthians e Projeto Juntos lançam campanha sobre doação de órgãos
Sportbuzz
O Corinthians e o Projeto Juntos, por meio de seu Departamento de Responsabilidade Social e Cidadania, lançam a campanha #JuntosCorinthians nesta terça-feira, 27, em prol da conscientização a respeito da doação de órgãos no Brasil. A iniciativa se dá no Dia Nacional da Doação de Órgãos para lembrar a população sobre a importância do tema. Há também o apoio da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO).
No vídeo de lançamento, a torcedora do Timão, Irani, de 36 anos, conta sua história. Aos 27, descobriu uma hepatite autoimune e precisou passar por um transplante hepático. A doença ainda não tem cura e as causas ainda não foram descobertas. “Sou corintiana e saber que o Corinthians, [com] uma das maiores torcidas do Brasil, está conosco nesta importante causa nos sensibiliza e toca as pessoas, para que muitas outras também possam participar”, afirma Irani.
"É importante falar do tema da doação de órgãos que, muitas vezes, ainda é tratado como tabu. A gente precisa vestir essa camisa e trazer a causa para discussão pública”, afirma Bruno Saike, idealizador do Projeto Juntos. Segundo pesquisa da ABTO, o número de doadores de órgãos em 2021 foi 4,5% menor do que em 2020.
Além disso, a taxa de concessores efetivos por milhão de pessoas da população caiu de 15,8, registrado em 2020, para 15,1, no ano passado. Nos últimos dois anos, a queda no Brasil no número de voluntários foi de 26%. No mundo, a redução foi de 16%. Se em 2020, o valor total de doadores foi de 3.330, no ano passado foram 123 pessoas a menos, totalizando 3.207.
A queda, segundo a Associação, foi causada pela pandemia, principalmente. Contudo, para Saike, a saída para o problema está justamente em ações de conscientização. "O cenário pós-pandêmico exige que nos unamos ainda mais para alertar as pessoas a respeito da importância de se doar órgãos e para recuperarmos o ritmo anterior a 2020", comenta.
CAMPANHAS ANTERIORES
Iniciada em 2014 e lançada em 2015, a primeira campanha já contou com apoio de nomes importantes como Lionel Messi, Laura Pausini, Emerson Fittipaldi, Antonio Fagundes e Thiaguinho. O vídeo inicial chegou a correr o mundo inteiro, com mais de 600 veiculações em veículos de imprensa globais. O projeto, inclusive, já recebeu premiações e representou a única vitória brasileira no SaludFestival.