De virada, Vasco vence Athletico nas quartas da Copa do Brasil
Sportbuzz
Nesta quinta-feira (29), o Vasco da Gama recebeu, em São Januário, o Athletico-PR pela partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil 2024. Os dois times, que se enfrentaram no fim de semana pelo Brasileirão, repetiram o roteiro, com o Furacão saindo na frente, mas, com a força da torcida e uma ajudinha da lei do ex, os cariocas consumaram a virada.
A partida começou muito disputada, com o Furacão trabalhando mais a bola, mas sem conseguir criar muitas chances claras de gol. Os mandantes apostavam mais na velocidade e em cruzamentos para a área. Mesmo com muita intensidade, não houve muitas claras oportunidades para nenhum dos lados. Porém, da única vez que o Athletico chegou contundentemente, o clube converteu. Aos 31 minutos, Canobbio armou um cruzamento para Mastriani, que ajeitou de cabeça e deixou Christian livre para finalizar com tudo no gol de Léo Jardim. O Vasco ainda tentou uma resposta nos minutos restantes, após bom lançamento de Payet para Lucas Piton, mas a finalização do lateral passou por cima. Intervalo, Furacão na vantagem.
No segundo tempo, o Athletico até conseguiu chegar à área do Vasco para tentar matar o jogo, mas o clube carioca teve o domínio da posse e construía aos poucos a remontada. A reação começou aos 34 minutos, com um belo gol de Puma Rodríguez, que aproveitou um passe de peito de Rayan após cruzamento do estreante Jean David. Na sequência, Hugo Moura garantiu a virada ao cabecear para o gol, após escanteio cobrado por Piton, marcando contra seu ex-clube. Nos últimos minutos, Di Yorio, do Athletico, e João Victor, do Vasco, foram expulsos por envolverem-se em uma confusão. Confira alguns dados da partida:
- Posse de bola: Vasco da Gama 60,5% x 39,5% Athletico-PR
- Finalizações (certas): Vasco da Gama 11 (3); Athletico-PR 4 (1)
- Faltas cometidas: Vasco da Gama 16 x 20 Athletico-PR
- Passes certos (%): Vasco da Gama 372 (88,4%); Athletico-PR 219 (85,5%)
Com a vitória por 2 a 1, o Vasco vai para o jogo de volta, em Curitiba, no dia 11 de setembro, podendo empatar para garantir a vaga nas semifinais da Copa do Brasil. Já o Athletico-PR precisa de uma vitória por dois gols de diferença para avançar. Se vencer por apenas um gol, a decisão será nos pênaltis.
Antes do decisivo confronto pela Copa do Brasil, as equipes voltam suas atenções para o Campeonato Brasileiro. No domingo, o Vasco enfrenta o Vitória em Salvador, enquanto o Athletico-PR recebe o Palmeiras em Curitiba.