Destaque do Brasil em Paris, Bruno Caboclo assina com clube de Israel
Sportbuzz
Destaque do Brasil no Pré-Olímpico de Riga e nos Jogos de Paris, o ala-pivô Bruno Caboclo, de 28 anos e 2,08m de altura, já definiu seu próximo destino no basquete. Após um período de treinos no Golden State Warriors, o jogador brasileiro acertou com o Hapoel Tel Aviv, de Israel. O clube participa da Eurocopa, uma das principais competições continentais, logo abaixo da Euroliga, onde Caboclo atuou até o início de 2024 pelo Partizan, da Sérvia.
A transferência de Caboclo vinha sendo tema de especulação desde a Olimpíada de Paris. O Partizan alegava que o jogador estava negociando com outros clubes mesmo ainda sob contrato, exigindo uma compensação financeira para liberá-lo. Por outro lado, Caboclo afirmava não ter recebido pagamentos devidos, reivindicando o status de agente livre.
Em meio à disputa, que foi investigada pela Federação Internacional de Basquete (Fiba), Caboclo despertou interesse do Cleveland Cavaliers, mas as negociações não avançaram. Determinado a garantir um espaço na NBA, o brasileiro se juntou aos treinos do Golden State Warriors enquanto mantinha conversas com o Hapoel Tel Aviv.
“Bruno treinará com o Golden State Warriors até quinta-feira (29) com o objetivo de assinar um contrato. Estamos negociando (com o Hapoel) e temos progredido bem. Com certeza, é uma opção que vale manter”, disse Daniel Hazan, agente de Caboclo, no início da semana.
Após finalizar os treinos na NBA, Caboclo assinou contrato com o Hapoel Tel Aviv, que pagará uma compensação financeira ao Partizan. Segundo a imprensa europeia, o valor da transferência gira entre 500 e 600 mil euros (cerca de R$ 3,1 a R$ 3,7 milhões na cotação atual).
Nos Jogos Olímpicos de Paris, Caboclo foi um dos principais nomes da seleção brasileira, que terminou na sétima posição. O ala-pivô teve média de 17,3 pontos e sete rebotes por partida, destacando-se nas vitórias sobre o Japão (102 a 84) e na derrota para os Estados Unidos (122 a 87), quando marcou 33 e 30 pontos, respectivamente.
Bruno Caboclo iniciou sua carreira no Pinheiros e foi selecionado pelo Toronto Raptors na 20ª posição do Draft da NBA em 2014. Durante sua passagem pela liga americana, o brasileiro atuou por equipes como Sacramento Kings, Memphis Grizzlies e Houston Rockets, mas não conseguiu se firmar. Após deixar a NBA, jogou por clubes como São Paulo, Ratiopharm Ulm, da Alemanha, e Partizan, entre outros.
Em 2023, Caboclo se envolveu em uma polêmica ao assinar contrato com o Reyer Venezia, da Itália, sem jamais se apresentar ao clube. Pouco depois, ele acertou com o Partizan, da Sérvia, onde disputou a última temporada.