Home
Esportes
Dia do Orgulho LGBTQIA+: veja o posicionamento de grandes clubes
Esportes

Dia do Orgulho LGBTQIA+: veja o posicionamento de grandes clubes

publisherLogo
Sportbuzz
28/06/2022 16h16
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15071089/original/open-uri20220628-19-1rl0arc?1656433443
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

No dia 28 de junho, é celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. Assim, grandes instituições e clubes do futebol brasileiro manifestaram apoio à comunidade em suas redes sociais. Entre os órgãos do esporte, FIFA, CBF e FPF são exemplos das que fizeram publicações na data de cunho social e político.

Internacional, São Paulo, Corinthians, Bahia e América-MG são alguns dos times que também se mostraram a favor da causa. O Vasco, no entanto, se destaca entre todos no que diz respeito ao movimento: o Cruzmaltino já lançou uniformes temáticos, soltou fogos de artifício em campo com as cores da bandeira, publicou Manifesto contra a homofobia e transfobia, entre outras posturas de apoio e suporte.

  • Cruzeiro se pronuncia sobre homofobia em jogo contra o Grêmio

CANAL - SPORTBUZZ:

O Tricolor baiano, no entanto, representou fora de campo além das redes sociais, de outra maneira: o clube aderiu ao “Selo da Diversidade” concedido pela Prefeitura de Salvador a instituições engajadas com a causa LGBTQIA+ e que são combativas diante da discriminação e do preconceito. Além disso, o Bahia se tornou apoiados do 1º workshop contra a homofobia no futebol, promovido pelo Governo do Estado, em parceria com a Torcida LGBTricolor.

O Grêmio recorreu à sua própria história, com imagem referente à Coligay, a primeira torcida organizada da comunidade a marcar presença em estádios brasileiros, no ano de 1977. O Corinthians inovou com a publicação de uma citação da cantora pop Lady Gaga: “Essa comunidade (LGBTQIA+) lutou e continua a lutar uma guerra por aceitação e tolerância com a bravura mais implacável. Vocês são a definição de coragem”, estava escrito.

  • Corinthians: Ana Thaís Matos aponta para homofobia contra o São Paulo
Torcida do Vasco apoia a comunidade LGBTQIA+
Torcida do Vasco apoia a comunidade LGBTQIA+ (Créditos: Daniel Ramalho/CRVG/Flickr)

Algumas instituições, por sua vez, se destacaram pela "simplicidade" em seus posicionamentos. O Palmeiras se limitou a um único story em seu Instagram, sem publicações no feed principal. O São Paulo, que produziu um vídeo especial com a jogadora Formiga, pouco abordou o caso de seu ídolo Richarlyson, que se assumiu bissexual em entrevista ao "GE" na última sexta-feira, 24 (o próprio Corinthians demonstrou apoio ao multicampeão).

  • Richarlyson abre o jogo, revela ser bissexual e faz história

CONFIRA ALGUNS POSTS DO DIA:


 

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também