Em corrida polêmica, Verstappen conquista bicampeonato da Fórmula 1
Sportbuzz
Na madrugada deste domingo, 9, Max Verstappen levou o bicampeonato da Fórmula 1 no GP do Japão. Apesar de ter sido o primeiro do pódio no Circuito de Suzuka, o título só foi possível com a penalidade aplicada a Charles Leclerc (em percurso fora da pista), que passou da 2ª para a 3ª posição. Assim, com a diminuição de cinco segundos para o monegasco, o holandês sagrou-se vencedor na categoria de pilotos pelo segundo ano consecutivo.
Na vice-liderança, Sergio Pérez garantiu a dobradinha da Red Bull Racing. Em 4º lugar, Esteban Ocon surpreendeu pela Alpine e Lewis Hamilton, da Mercedes, fechou o top 5 da classificação. Além disso, a corrida definiu uma nova posição no ranking geral da temporada: 'Checo' assumiu a vice-liderança, com um ponto a mais que Leclerc (253 a 252).
- F1: Leclerc ‘desiste’ de título e abre o jogo sobre Verstappen
CANAL - SPORTBUZZ:
Além do desempenho dos pilotos, outros eventos foram marcantes no GP do Japão, como a chuva forte (que implicou em uma paralisação de duas horas) e a presença de um trator na pista, que não conseguiu ser bem visualizado pelos competidores devido às condições climáticas. Pierre Gasly, enfurecido no rádio, relembrou o acidente de Jules Bianchi, quando bateu em um guindaste; meses depois da ocasião, o amigo do francês havia falecido.
Ainda assim, a FIA declarou que a culpa havia sido de Gasly, que estava em alta velocidade durante uma marcação de bandeira vermelha; o contra-argumento do piloto da AlphaTauri foi de que temeu uma aquaplanagem na pista com chuva. Alex Albon e Carlos Sainz Jr (que perdeu o controle do carro sofreu uma colisão sozinho) acabaram deixando o percurso.
- F1: Red Bull se envolve em polêmica relacionada ao teto de gastos
"Um enorme parabéns ao Max pelo seu segundo campeonato mundial. É obviamente frustrante hoje, o ritmo não estava lá depois de quatro voltas, mas é assim. Acho que o título de Max este ano era apenas uma questão de tempo", declarou Leclerc. Lewis Hamilton também felicitou o holandês após a corrida no Japão.
"Parabéns ao Max. Ele fez exatamente o trabalho que precisava para conquistar seu segundo título. Sabemos quais são nossos problemas e estamos com este carro, acredito que temos a equipe para voltar mais forte na próxima temporada", pontuou o britânico. Os pilotos retornam na Fórmula 1 para o GP dos Estados Unidos, no dia 23 de outubro.
- F1: Lando Norris faz declaração polêmica sobre Max Verstappen