Em fase de grupos definida, “grupo da morte” tem Bayern, Barça e Inter
Sportbuzz
Nesta quinta-feira, 25, aconteceu o sorteio para a fase de grupos da Champions League 2022/23. Com 32 times, os oito grupos da competição foram definidos. Ao contrário do chaveamento de competições como a Copa do Mundo e a Libertadores, os grupos do torneio europeu não definem em nada o mata-mata, que acontece por sorteio novamente.
Grupo A
O Grupo A prevê um bom equilíbrio: Ajax, Liverpool, Napoli e Rangers. A equipe de Amsterdã resistiu até as oitavas de final da competição no ano anterior. Campeão holandês, o Ajax encaminha a venda de uma de suas principais e mais talentosas peças do ataque, o Antony, para o Manchester United.
O Liverpool, por sua vez, é o atual campeão da EFL Cup, da FA Cup e do Community Shield, além de vice-campeão da Champions League e da Premier League. Mesmo com todas as conquistas, o clube inglês vem de seu pior início de temporada da Era Klopp, muito abaixo do esperado, contando com dois empates e uma derrota até aqui na liga nacional. A maior preocupação da equipe é a grande quantidade de lesões.
O Napoli é o atual líder da Série A, tendo se classificado para a Champions na terceira colocação da temporada 21/22. Esta é a terceira vez que Liverpool e Napoli se encontrarão na fase de grupos em 5 anos, com a classificação dos Reds em ambas ocasiões anteriores e, dos italianos, em apenas uma delas.
Por último, o Rangers é o atual vice-campeão da Europa League e da Scottish Premiership. A equipe fez uma boa temporada 21/22, mas não conseguiu sair vitoriosa. Apesar do favoritismo do Liverpool por todo o contexto da equipe nos últimos anos, as demais equipes podem vir a surpreender e brigar até a última rodada pelas vagas nas oitavas de final.
Grupo B
Porto, Atlético de Madrid, Bayer Leverkusen e Club Brugge. O Grupo B é um dos mais equilibrados desta temporada. O Porto teve duas janelas de transferências movimentadas neste ano, perdendo um de seus principais jogadores no início do ano, Luis Diaz, além da venda de Vitinha para o PSG e Fábio Vieira para o Arsenal.
O Atlético de Madrid, que carrega o favoritismo do grupo, em dois duros e polêmicos jogos, foi eliminado para o Manchester City nas quartas de final da temporada 21/22. A equipe espanhola volta a encontrar o Porto na fase de grupos pelo segundo ano seguido. Classificado pelo 3º lugar da Bundesliga, o Bayer Leverkusen pode vir a surpreender com talentos como Paulinho e Patrik Schick. O Club Brugge, por sua vez, não vem tendo sucesso recente na competição europeia. Apesar de figurinha repetida, o time belga costuma parar na fase de grupos da competição.
Grupo C
O “grupo da morte” desta temporada conta com Bayern de Munique, Barcelona, Inter de Milão e Plzen. O clube alemão é o líder da Bundesliga com 100% de aproveitamento até o momento, além de atual campeão. Que o Bayern é competição acirrada e duro na queda, já é fato. Na temporada passada, foram eliminados pelo Villarreal em uma “zebra” histórica.
O Barcelona, por sua vez, não se classificou para o mata-mata na competição passada, mas garantiu sua vaga na Liga Europa. A equipe de Xavi contou com grandes reforços de peso para esta temporada, podendo surpreender novamente. A última vez que os bávaros encontraram os catalães na competição acabou em uma goleada por 8 a 2.
A Inter de Milão terminou a liga italiana na segunda colocação, além de ter avançado até as oitavas de final da Liga dos Campeões no último ano, sendo eliminado como a única equipe a vencer o Liverpool em Anfield em 21/22. O Plzen é o atual campeão tcheco, mas não promete muita competição para o grupo no torneio.
Grupo D
Com Frankfurt, Tottenham, Sporting e Olympique de Marseille, o grupo D conta com o atual campeão da Europa League, que fez uma temporada marcante. O Frankfurt é cabeça de chave do grupo, acompanhado da equipe de Antonio Conte, que promete muito para 2022/23.
Com grandes nomes como Harry Kane, Son, Kulusevski e Richarlison, os Spurs tendem a ir longe na competição europeia, com o favoritismo à liderança do grupo. Já o Sporting foi o segundo colocado da liga portuguesa, assim como o Marseille, que caiu ainda na fase de grupos da Europa League.
Grupo E
Milan, Chelsea, RB Salzburg e Dinamo Zagreb formam o quinto grupo da competição. O atual campeão italiano e a equipe inglesa tendem a avançar. O rossoneri, além de contar com bons jogadores da temporada passada, como Rafael Leão, também foi ao mercado em busca de reforços. Porém, perdeu peças fundamentais para o sucesso na temporada anterior, como Kessie. Já o Chelsea também passou pelo mesmo processo, mas vem forte para brigar por títulos, com as chegadas de Koulibaly, Sterling e Cucurella.
Grupo F
A sorte acompanha os campeões: Real Madrid reencontrará o Shakhtar Donetsk, além de RB Leipzig e o campeão escocês Celtic. A equipe de Ancelotti, além de ter vencido a La Liga e a Champions League, agiu bem no mercado da bola, contratando um dos melhores zagueiros do mundo, Rudiger, e o jovem Tchouameni. No entanto, o clube merengue vendeu um de seus jogadores mais experientes, Casemiro, essencial na conquista das últimas 5 Champions do clube.
Grupo G
O Manchester City é o principal favorito para assumir a primeira colocação do grupo G. Com o cometa Haaland, a equipe de Guardiola pode se tornar imparável. Batendo na trave diversos anos seguidos, os Citizens vão em busca de sua primeira Champions League, o único título que falta para o treinador no clube.
O Sevilla, clube experiente na Europa League, pode arriscar chegar longe na competição, mas terá dura competição pela vaga no mata-mata com o Borussia Dortmund, ex-clube de Haaland, que costuma avançar para a segunda fase da competição. A quarta peça do grupo é o Copenhagen.
Grupo H
O PSG, mais uma vez, busca sua primeira Champions League. Assim como o City, a equipe francesa bateu na trave muitos anos seguidos, mas com a boa fase de Neymar, pode sonhar em levantar a orelhuda no fim da temporada. A Juventus e o Benfica brigam, também, pela vaga no mata-mata.
Com a volta de Pogba, a Juve pode surpreender. O Benfica, por sua vez, vendeu seu principal jogador que levou ao sucesso na temporada 21/22, Darwin Nuñez, que protagonizou a ida do clube às quartas de final. O Maccabi Haifa se classificou para a última vaga do grupo na pré-temporada, eliminando o Estrela Vermelha.