Esporte Espetacular exibe matéria sobre evolução do skate; confira!
![publisherLogo](https://timnews.com.br/system/media_partners/image_1x1s/4391/thumb/SportBuzz.png)
Sportbuzz
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)
O "Esporte Espetacular" deste domingo, 02 de outubro, traz a matéria ‘O brinquedo que virou esporte’, contando um pouco da história da evolução do skate, quem são os atletas pioneiros, como eram as competições e como esse esporte foi, pouco a pouco, virando algo sério, profissionalizou-se e hoje é o que é.
“Quando que lá nos anos 80 eu esperava que um dia fosse viver de skate?”, reflete Sandro Dias, que viveu intensamente toda a transformação pela qual passou o esporte. Feito atualmente com o que há de mais moderno, como fibra de carbono, rodinhas de poliuretano, e eixos de titânio, quase inquebrável, para aguentar firme manobras cada vez mais radicais, nos anos 60 , o skate lembrava uma prancha de surfe.
- Skate: Rayssa Leal dá show e é campeã na etapa do STU
“Os primeiros relatos que a gente tem do skate aqui no Brasil são do final dos anos 60. E provavelmente ele foi trazido como presente pros parentes das pessoas que visitavam os Estados Unidos, traziam o skate como um presente. Então aí surgiram os primeiros skatistas”, conta Eduardo Yndyo, historiador, pesquisador e blogueiro e dono de um dos maiores acervos de skate do Brasil, que completa:
“A ideia no início era aguardar a história. Porque eu ficava pensando assim, se alguém não guardar não vai ter. Então eu passei a guardar. Eu tenho no acervo mais ou menos uns 80 skates de seis décadas. E tenho inúmeros shapes e roupas, tênis, vídeos, filmes, VHS, livros. E praticamente todas as revistas, publicações que saíram no Brasil nos anos 70 eu tenho praticamente toda a coleção”.
- Skate: Luiz Francisco brilha e é campeão da etapa do STU
![Sandro Dias durante gravação para o Esporte Espetacular](https://timnews.com.br/tagger/images?url=https%3A%2F%2Fsportbuzz.uol.com.br%2Fmedia%2Fuploads%2Fesporte-espetacular-conta-evolucao-do-skate.jpg)
Nos anos 90 e 2000, o esporte ganhou o visual que tem hoje e o Brasil se tornou uma potência, com Bob Burnquist, eleito melhor skatista do mundo em 97, depois chegou Sandro Dias, o Mineirinho, até chegar a vez das mulheres, com Patricia Resende, pioneira no skate feminino, Karen Jonz, tetracampeã mundial, e Letícia Bufoni, a atleta com mais medalhas no X-Games.
- Skate: CBSK lamenta decisão tomada sobre os Mundiais no Brasil
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)