F1: Hamilton é agraciado com título de cidadão honorário do Brasil
Sportbuzz
Lewis Hamilton, piloto de F1, foi homenageado como cidadão honorário do Brasil nesta segunda-feira, 7. Em sessão solene na Câmara dos Deputados, o britânico discursou e recebeu o título com a presença de Arthur Lira (PP), presidente da casa. O evento ocorreu devido a um projeto do parlamentar André Figueiredo (PDT-CE), que foi aprovado em junho deste ano.
"Eu quero agradecer a todos aqui da casa que fizeram de tudo para isso acontecer hoje. Essa é uma das maiores honras que eu recebi até hoje e agora posso finalmente dizer que eu sou um de vocês”, declarou Hamilton. “Eu amo o Brasil e eu sempre amei o Brasil. Eu tenho muitas memórias maravilhosas aqui, de 2007 (primeiro ano que visitou o país) e depois de 2021 [final da F1 em Abu Dhabi], o amor e carinho que recebi de vocês foi coisa de outro mundo".
Além disso, o piloto decidiu dedicar a honraria ao seu grande ídolo no esporte, Ayrton Senna, e à família do brasileiro. "Quando eu tinha cinco anos, eu o via e foi quando eu decidi que queria ser piloto. Desde então, eu aprendi a saber mais sobre o Brasil e aí escolhi o Brasil para jogar Fifa no videogame”, brincou. “Eu admiro a paixão que o povo brasileiro tem por tudo".
O heptacampeão do mundo também separou um momento para falar sobre a importância das lutas sociais. “Como um atleta negro, eu estou muito comprometido em criar mudanças e promover diversidade. E eu me sinto muito inspirado pelo Brasil. Eu vejo tanta diversidade e vejo o quanto podemos realizar juntos. Nós só temos que nos unir, ficarmos positivos e focados em nossos objetivos. Não aceitar não como resposta e nunca desistir”, cravou.
A ideia do projeto parlamentar veio com a atitude de Hamilton no último GP do Brasil, em 2021, quando correu com a bandeira brasileira após vencer o circuito, assim como Senna havia feito há 30 anos. Aliás, a corrida em Interlagos desta temporada será no próximo domingo, 13, e o britânico já se prepara para a última disputa do ano na Fórmula 1.