F1: Norris pede mudanças nos carros por preocupação com saúde dos pilotos
Sportbuzz
O piloto britânico Lando Norris deixou claro toda sua preocupação com o impacto que os atuais carros da Fórmula 1 estão trazendo à saúde dos pilotos da categoria e exigiu que os automóveis sofressem mudanças. As regulamentações implementadas em 2022 reintroduziram o efeito solo na corrida, trazendo problemas nos carros “quicando” ao longo de algumas retas para várias equipes. Embora a questão tenha sido em grande parte corrigida, alguns dos veículos ainda possuem configurações de suspensão rígidas para maximizar o downforce.
Por conta disso, a preocupação com a saúde dos pilotos começou já durante a temporada de 2022, quando o famoso ‘porpoising’ era mais pronunciado. O recente caso do espanhol Carlos Sainz, que acabou perdendo o Grande Prêmio da Arábia Saudita por conta de uma apendicite, reacendeu o debate sobre os impactos à saúde dos corredores da categoria.
- F1: Norris não se arrepende de estratégia ousada da McLaren em Jeddah
Alex Albon, que enfrentou os mesmos problemas no Grande Prêmio da Itália de 2022, manifestou seu interesse em investigar uma possível conexão entre o “quicar” dos carros e o impacto dos cintos de segurança na saúde dos corredores. Ao falar com a imprensa na Arábia Saudita, Lando Norris expressou a necessidade de os veículos da Fórmula 1 melhorarem, comparando com modelos antigos e sugerindo que a situação era potencialmente melhor antigamente.