F1: RBR explica últimos ajustes em relação a Verstappen e Pérez
Sportbuzz
A equipe Red Bull Racing da F1 esclareceu como mudanças em seus veículos são traduzidas nas performances de seus dois pilotos, Max Verstappen e Sergio Pérez. Os competidores apresentam diferentes níveis de desempenho: enquanto o holandês se aproxima cada vez mais do bicampeonato, o mexicano perdeu a vice-liderança para Charles Leclerc, da Ferrari.
De acordo com Pierre Wache, diretor técnico da RBR, os ajustes teriam favorecido mais o jovem de 24 anos. “São múltiplos fatores, mas o principal é o equilíbrio do carro e a confiança comparado ao início do ano, quando o carro estava um pouco mais balanceado para ele (Pérez) e um pouco menos para Max”, explicou.
“Com o desenvolvimento que trouxemos ao longo da temporada, o carro se afastou desse ideal. Agora tem sido difícil encontrar um ajuste que o torne tão confiante para brigar ou superar Max”. Atualmente, Verstappen comanda a categoria de pilotos isoladamente, com 335 pontos, seguido do monegasco (219) e, fechando o top 3, do colega de escuderia “Checo” (210).
"É difícil quando você tenta desenvolver o carro e fica preso nas formas de ajuste para reequilibrá-lo [...]. O peso do carro é um elemento, mas faz parte do ajuste. É tudo um conjunto, e a partir disso você precisa encontrar performance de alguma maneira, mas aí fica mais complicado ajustar o carro. Isso se desenrolou de forma a favorecer Max. Vejo que ele é capaz de pilotar qualquer carro. Agora precisamos encontrar uma forma de dar um carro para Sergio competir", completou Wache.
Após o último GP da Bélgica, Pérez havia feito um desabafo sobre as dificuldades enfrentadas com o veículo: “O carro ficou mais rápido desde o início da temporada, mas não estou tão confortável quanto no começo. Eu realmente espero que ajustemos os carros um pouco diferentes, para que possamos identificar algumas dessemelhanças que podem trazer desempenho para o nosso lado”.