Felipe Drugovich confirma título e é o 1º brasileiro campeão da F2
Sportbuzz
Felipe Drugovich confirmou o título mundial da Fórmula 2 neste sábado, 10. Com o feito, o piloto da MP Motorsport, de 22 anos, se tornou o primeiro brasileiro campeão da categoria de automobilismo. Depois de abandonar a sprint race ainda na primeira volta, após toque com Amaury Cordeel, o líder o campeonato contou com o resultado do rival pelo troféu, Theo Pourchaire, no tradicional Autódromo Nacional de Monza, na Itália.
Mesmo fora da pista, Drugovich viu a prova frustrada de Pourchaire contra Liam Lawson após toque durante a corrida. Para seguir vivo na disputa pelo título, o competidor francês da ART precisava ficar ao menos entre os seis primeiros colocados. Mas o resultado não veio e o título do brasileiro foi confirmado.
- Após longa novela na F1, McLaren confirma Piastri para 2023
Campeão inédito na F2, Drugo comemorou o título que o coloca ainda mais em evidência na categoria. “É incrível. Não tenho palavras para isso. Quando você começa a pilotar desde novo, sonha com a F1, mas vê o quão difícil é ganhar um título da F2. Isso se tornou um sonho pra mim, e esse sonho se tornou realidade. Estou profundamente feliz pela oportunidade”, disse à transmissão oficial.
A corrida sprint foi vencida por Juri Vips, da Hitech, e o pódio foi completado po Vesti e Daruvala. A principal categoria de acesso à Fórmula 2 tem mais três corridas para o fim da temporada. O paranaense de Maringá tem 233 pontos contra 164 de Pourchaire e, com isso, não pode mais ser alcançado.
- Hamilton detona Mercedes e recebe resposta: "Vamos discutir"
O último brasileiro campeão nas bases semelhantes do automobilismo foi em 2000, na então Fórmula 3000 Internacional, quando Bruno Junqueira levantou o troféu. A Fórmula 2, que foi renomeada assim em 2017, antes era conhecida como GP2 Series e não tinha nenhum brasileiro campeão da categoria até então.
- F1: Alonso manda recado para Hamilton após polêmica