FIA volta a analisar caso de punição de Hamilton no Catar; saiba o que pode acontecer
Sportbuzz
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) está avaliando a possibilidade de impor uma punição a Lewis Hamilton após o incidente ocorrido no GP do Catar. Após colidir com seu colega de equipe, George Russell, na primeira curva, o piloto britânico atravessou a pista a pé para chegar aos boxes, o que representa uma violação das condições de segurança durante a corrida.
Como resultado, a entidade divulgou um comunicado no qual expressa sua preocupação em relação às potenciais influências das ações de Hamilton sobre os pilotos mais jovens: "A FIA volta a analisar o incidente no qual Lewis Hamilton cruzou a pista durante o Grand Prix do Catar. A FIA ressalta que Lewis pediu desculpas após ser advertido pelo oficial na hora do incidente e reconheceu que cruzar a pista foi uma séria violação de segurança. Entretanto, tendo em vista que por sua posição ele é um exemplo, a FIA está preocupada com as impressões que suas ações podem ter causado nos pilotos mais novos".
O piloto já foi sancionado com uma multa de 50 mil euros (aproximadamente R$ 265 mil, na taxa de câmbio atual), sendo que metade desse valor só será devido em caso de reincidência. Até a corrida no Circuito de Lusail, a situação parecia ter sido encerrada; no entanto, a FIA está considerando uma advertência mais rigorosa.
De acordo com a principal autoridade no automobilismo, o foco não é necessariamente impor uma punição mais severa a Hamilton, mas sim avaliar se as penalidades em geral para ação de atravessar uma pista de corrida devem ser mais rigorosas.
*com colaboração de Savanna Machado