Fluminense está prestes de acertar a volta de craque revelado no clube
Sportbuzz
O Fluminense está bem perto de ter a volta do atacante Alan, revelado pelo clube e que está livre no mercado depois de ter defendido o Guangzhou FC, da China. O jogador fez parte do elenco que lutou contra o rebaixamento em 2009 e do que levou o título de 2010, e deve chegar ao clube carioca junto com Marrony para ocupar as vagas deixadas por Fred e Luiz Henrique.
Com quase três temporadas sendo disputadas, e 84 jogos em campo pelo Fluminense, Alan pôde viver verdadeiros altos e baixos com o manto Tricolor, como os vices na Libertadores e Sul-Americana, a subida histórica na luta contra o rebaixamento e o troféu do Campeonato Brasileiro de 2010, mesmo que ele tenha sido vendido antes do término do torneio.
Apesar de tudo isso já indicar uma passagem de sucesso pelo clube, o dia 18 de novembro de 2009 ficou ainda mais marcado na memória do jogador e também dos torcedores. Jogando em um Maracanã lotado, o atacante foi um dos principais nomes, sendo considerado como herói da classificação do time para a decisão da Sul-Americana daquele ano.
Jogando contra o Cerro Porteño, do Paraguai, depois de vencer o primeiro jogo, fora de casa, por 1 a 0, o Fluminense viu a vantagem indo por água abaixo logo no começo da partida, com o adversário abrindo o placar aos seis minutos. Com isso, a classificação que até aqui seria resolvida nos pênaltis ficou para os minutos finais, quando aos 47 Gum marcou, e aos 49 Alan.
Depois de ter vivido a euforia da classificação, o Fluminense ainda lidou com a luta contra o rebaixamento. Já na reta final do Campeonato Brasileiro, o time chegou a ter 99% de chances de cair para a Série B, mas conseguiu respirar nos minutos finais e ficou na elite do futebol. Na temporada, Alan entrou em campo em 41 jogos, e marcou 10 gols.
O adeus e a carreira
Alan deu 'tchau' para o Fluminense e toda a história construída no clube em agosto de 2010. Seu destino foi o RB Salzburg, da Áustria, onde ficou por quatro temporadas e meia jogando ao lado de Mané, um dos principais nomes do Liverpool. O atacante viveu uma das melhores fases da carreira tendo disputado 129 jogos e marcado 93 gols.
Depois, ainda foi para o futebol chinês, onde primeiro defendeu o Guangzhou Evergrande, vivendo um começo complicado por conta das lesões, que o fizeram jogar apenas duas partidas em 2015. No ano seguinte, já recuperado, marcou 18 gols em 35 jogos, terminando como vice-artilheiro da Super Liga da China.
Chegando em 2019, Alan foi emprestado ao Tianjin Tianhai, que acabou tendo que decretar falência e encerrou as suas atividades. Sem ter um clube certo para defender, mas permanecendo no futebol chinês, chegou a atuar pelo Beijing Guoan, e voltou a ficar livre no mercado da bola depois de ter atuado pelo Guangzhou FC.