Giro d’Italia: Koen Bouwman conquista a liderança da 19ª etapa
Sportbuzz
Koen Bouwman levou a melhor no Giro d’Italia em sua 19ª etapa pela edição de 2022. O holandês percorreu o trajeto de 178 quilômetros entre Marano Lagunare e o Santuário de Castelmonte em 4:32:55 horas. O atleta já havia conquistado a 7ª etapa há duas semanas, na sexta-feira, 13, que ia de Diamante até Potenza.
Atrás de Bouwman, o suíço Mauro Schmid ocupou o 2º lugar. Fechando o top 3, o italiano Alessandro Tonelli também garantiu sua colocação no pódio. Na classificação geral, o equatoriano Richard Carapaz ainda domina a liderança; em sequência, está o australiano Jai Hindley e, na 3ª posição, o espanhol Mikel Landa Meana.
CANAL - SPORTBUZZ:
A próxima fase já será no sábado, 28, entre as regiões de Belluno e Marmolada, um dos percursos mais difíceis na competição. “Eu gostaria de vencer a etapa amanhã, mas é ainda mais importante vencer o Giro”, disse Koen. “Perdemos Richie Porte que se sentiu mal no início da etapa. Ele fez o seu melhor, mas o ritmo era alto. É uma perda considerável, mas nossa equipe ainda está bem e motivada para amanhã”.
FORA DA DISPUTA
João Almeida, que compete pelo Giro d’Italia deverá se ausentar da disputa em razão de protocolos sanitários: o ciclista, que ocupava a 4ª posição do ranking geral e a liderança na classificação da juventude, foi diagnosticado com Covid-19. Um comunicado oficial sobre a desistência de Almeida foi emitido pela UAE Emirates:
"O português, que teve sintomas de gripe durante a noite, testou positivo para Covid", revelava. A organização também ressaltou que os outros ciclistas foram testados, assim como o staff, e que novos registros não foram confirmados. Mauro Gianetti, chefe da equipe, lamentou as circunstâncias.