GP da Itália: Mercedes troca motor e Hamilton largará no final do grid
Sportbuzz
Lewis Hamilton será penalizado no GP da Itália na F1 devido à última troca de motor feita pela Mercedes. Com a mudança no automóvel, o britânico largará no final do grid em Monza, onde a corrida de domingo, 11, será disputada. O limite para trocas na peça é de três vez por ano; o carro do heptacampeão sofre sua quarta modificação na atual temporada.
A batida de Hamilton com Fernando Alonso no GP da Bélgica é o principal motivo para a decisão técnica da equipe. Apesar do acidente não ter sido grave, o choque provocou um impacto de 45G e chegou a tirar o piloto da equipe alemã do chão antes de deixar o circuito em Spa.
A Mercedes também avalia quais elementos do terceiro motor podem ser reaproveitados no resto da temporada, já que uma troca futura que envolva componentes utilizados anteriormente não receberia punição. Hamilton possui boas oportunidades de subir posições em Monza apesar da penalidade: o trajeto é o que possui a maior média de velocidade do calendário em vigência.
CRISE NOS BASTIDORES?
Hamilton ficou extremamente irritado por não ter conquistado a sua primeiro vitória no GP da Holanda, ocorrido no último domingo, 4. Ele tinha a expectativa de que pudesse fazer isso com o carro da Mercedes e ficou próximo do objetivo. No entanto, a estratégia escolhida foi a errada e prejudicou o heptacampeão mundial: “Não posso acreditar que vocês me f… assim. Não posso descrever o quão p… eu estou. Essa foi a maior m…”.
Depois da polêmica fala, o chefe da Mercedes se explicou publicamente e pediu desculpas para Hamilton. Totto Wolf admitiu o erro e garantiu que vai trabalhar para evitar que isso ocorra novamente. Ele também avisou que vai se reunir com o piloto para debater sobre o GP da Holanda: “Lewis, me desculpe. [A estratégia] não deu certo. Fizemos o que discutimos pela manhã. Corremos o risco e não deu certo. Vamos discutir entre nós no escritório”.