Grêmio é punido com perda de mando na Série B; veja detalhes
Sportbuzz
O Grêmio foi julgado e punido nesta terça-feira, 20, pelo STJD pela briga de sua torcida no jogo contra o Cruzeiro válido pela 25ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A punição será a perda de três mandos de campo, apesar de ainda haver a possibilidade de recorrer, o que o departamento jurídico do clube já informou que irá fazer.
O clube foi denunciado nos artigos 211 (deixar de garantir segurança para a realização da partida) e 213 (deixar de tomar providências para prevenir desordem. Conseguiu absolvição no primeiro artigo, mas sofreu a maioria dos votos no segundo e acabou com a punição já citada anteriormente. A tentativa agora será de conseguir um efeito suspensivo para voltar a jogar em sua casa ainda este ano.
Caso não obtenha sucesso nesta tentativa, o jogo contra o Sport, que acontecerá nesta mesma terça-feira, 20, será o último da equipe em Porto Alegre no ano. Se a punição for mantida, o Grêmio será obrigado a mandar seus últimos três jogos dentro de casa, a uma distância de pelo menos 100 km da cidade em que é sediado.
Na época da confusão, o árbitro da partida, Bráulio da Silva Machado, escreveu em súmula a briga entre as torcidas do mesmo time e falou que parou o jogo em dois momentos distintos por conta do ocorrido. Ambos os momentos aconteceram no primeiro tempo, já que as coisas melhoraram levemente nos 45 minutos finais.
Restando apenas oito jogos até o fim da competição, o Grêmio terá mais quatro jogos em casa contando com o do Sport, que está confirmado em sua arena. Os outros três serão contra CSA, Bahia e Brusque ao longo do mês de outubro, que terão que esperar a definição do efeito suspensivo que será pedido pelo departamento jurídico gremista para saber onde acontecerão.