Jogador da seleção da Espanha apoia Vinicius Junior: “Insultam porque é…”
Sportbuzz
Pouco antes da pesada coletiva protagonizada por Vinicius Junior, onde o atleta falou sobre a luta contra o racismo, o atacante da Espanha, Nico Williams, declarou todo seu apoio ao brasileiro. Durante uma entrevista ao “Diario As”, antes da partida desta terça-feira, 26, entre as duas seleções, o atacante espanhol revelou já ter sofrido preconceito racial em seu próprio país, afirmando que o craque do Real Madrid recebe insultos por ser um ótimo jogador e ter pele preta.
“Eles o insultam porque é um grande jogador e porque é negro. Isso é muito ruim e temos que cortar essas coisas. Futebol é para ser apreciado, não para insultar”, afirmou Nico Williams.
- Técnico da Espanha rasga elogios a Vini Jr: “Fora de...”
Williams deu a resposta quando foi perguntado se Vini era insultado apenas por ser negro ou por “vestir branco”, que significa ser jogador do Real Madrid. Depois, o atacante do Athletic Bilbao foi questionado se já havia sofrido racismo na Espanha e não se omitiu, confirmando já ter passado por isso. “Sim, é verdade que te insultam. Insisto que o futebol é para ser apreciado, não para insultar”, afirmou.
Nesta última segunda-feira, 25, Vinicius deu fortes declarações sobre sua luta contra o racismo na Espanha, revelando que sente “cada vez menos vontade de jogar futebol” e que se fosse por ele, já teria parado. “É cada vez mais triste. Cada vez eu tenho menos vontade de jogar. [...] Acredito que seja muito triste tudo que eu venho passando a cada jogo, a cada dia, a cada denúncia vai aumentando. É muito triste, não só eu, mas todos os negros que sofrem no dia a dia. O racismo verbal é minoria perto de tudo que os negros passam no mundo”, comentou o brasileiro. Durante sua coletiva, um jornalista falou sobre as declarações de Nico Williams para o atacante do Brasil, perguntando que o Vini sentia apoio de seus companheiros de time.
- Seleção Brasileira: Dorival pode mudar escalação para enfrentar a Espanha
“Sim, acho que sim. Todos os jogadores me apoiam, me escrevem mensagens, aparecem na imprensa para me defender. Eles conhecem as dificuldades desta profissão. Pensar no que pode acontecer no campo é complicado. Quero fazer o melhor em campo. Eu sou assim, adoro jogar futebol”, relatou Vini.