Leclerc é o mais rápido e confirma pole position no GP do Azerbaijão
Sportbuzz
Charles Leclerc ‘voou’ no fim e confirmou a pole position para o Grande Prêmio do Azerbaijão de Fórmula 1. O piloto da Ferrari anotou 1m41s359vai largar na primeira fila ao lado de Sérgio Pérez, da RBR. Max Verstappen fez o terceiro melhor tempo na classificação. É a 15ª pole conquistada pelo monegasco na carreira.
Largando na ponta também em 2021, Charles Leclerc se tornou o primeiro piloto a conquistar poles repetidas no circuito de Baku. O Grande Prêmio do Azerbaijão, disputado no Circuito de Rua de Baku, será disputado neste domingo, 12, às 8h (horário de Brasília).
- CANAL - SPORTBUZZ:
George Russell (Mercedes), Pierre Gasly (AlphaTauri), Lewis Hamilton (Mercedes), Yuki Tsunda (AlphaTauri), Sebastian Vettel (Aston Martin) e Fernando Alonso (Alpine) fecharam as dez primeiras colocações, da quarta à décima posição, na ordem. Pilotos da McLaren, Lando Norris e Daniel Ricciardo ficaram no Q2.
Classificação
Q1
A sessão classificatória precisou ser postergada por 15 minutos por conta de um atraso no início do terceiro treino livre, que aconteceu mais cedo e foi liderada por Sérgio Pérez. O Q1 começou com uma boa disputa entre Pérez e Max Verstappen, da RBR, e Charles Leclerc, da Ferrari, pelo topo da classificação.A primeira parte da classificação contou com uma bandeira vermelha após uma batida de Lance Stroll, que bateu e sua asa dianteira despencou a 2m30 para o fim do Q1. No fim, Bottas conseguiu escapar bem e avançou para o Q2 em 15º. Vesrtappen foi o mais rápido. Foram eliminados: Kevin Magnussen, Alexander Albon, Nicholas Latifi, Lance Stroll e Mick Schumacher.
Q2
Verstappen superou seu tempo e fez 1m42s227 e estabeleceu apenas 0s031 para Sérgio Pérez. Carlos Sainz “acordou” e chegou a colocar sua Ferrari no topo com tempo de 1m42s088. Na sequência, Lelcerc apareceu logo atrás, a 0s094 do espanhol. Nos cinco minutos finais, Pérez assumiu o topo com 1m41s995. O mexicano foi o mais rápido e superou Leclerc e Sainz.
Depois de um deslize de Stroll no Q1, Vettel também bateu sua Aston Martin na barreira macia, antes da entrada da curva 15 e conseguiu voltar para a pista. Foram eliminados: Lando Norris, Daniel Ricciardo, Esteban Ocon, Zhou e Valtteri Bottas.
Q3
O Q3 seguiu na disputa de Ferrari e RBR pelo topo. Sainz logo assumiu a liderança e foi seguido por Leclerc, com 0ss047 de vantagem, ambos superando os pilotos da Red Bull. Na última volta, Leclerc registrou 1m41s359 e superou o companheiro, que acabou raspando no muro e ficou com a quarta posição no grid de largada. Verstappen ficava com o segundo melhor tempo, mas acabou superado por Pérez na última volta.