Lenda do jiu-jitsu, Robson Gracie morre aos 88 anos de idade
Sportbuzz
Na manhã deste sábado, 29, a informação sobre a morte de Robson Gracie foi confirmada por sua família. Aos 88 anos de idade, o Grande Mestre do jiu-jitsu faleceu na cidade do Rio de Janeiro. A notícia foi revelada pela neta Kyra Gracie, outro importante nome das artes marciais. A causa da morte ainda não foi comunicada pelos familiares.
Hoje o Jiu-Jitsu se despede do Grande Mestre Robson Gracie, patriarca da Família Gracie e faixa vermelha. Eu me despeço do meu eterno avô amado que é uma das pessoas mais importantes da minha vida", escreveu Kyra Gracie.
Robson Gracie teve grande importância não só dentro da família Gracie, mas também como um dos maiores divulgadores do jiu-jitsu. Ele nasceu em 1935 e foi o segundo filho de Carlos Gracie, patriarca da família. Nos anos 1950, estreou no Vale-Tudo, com vitória sobre Artur Emídio. Mais tarde, venceria Valdo Santana, irmão de Valdemar Santana, arquirrival de Hélio e Carlson.
Ele deixa os filhos Renzo, Keila, Charles, Ralph, Flávia e Robson Gracie Jr, além de Ryan Gracie, que morreu em 2007. Robson também teve participação na política. Sua qualidade no jiu-jitsu o fez ser contratado como guarda-costas de Leonel Brizola, à época deputado federal.