Lyon anuncia acordo para venda de ações a John Textor
Sportbuzz
Nesta segunda-feira, 20, o Lyon anunciou um acordo com o empresário John Textor, para que o norte-americano seja o novo acionista majoritário do clube francês. Segundo o comunicado, o investidor, que é proprietário da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do Botafogo, vai comprar 66,5% da equipe francesa e pode aumentar a porcentagem para 88,55.
De acordo com o Lyon, o clube vale 798 milhões de euros (cerca de R$ 4,3 bilhões, na cotação atual). O comunicado não informou os valores da negociação com Textor, mas a imprensa francesa aponta que a aquisição deve ser concluída por 86 milhões de euros (cerca de R$ 469 milhões).
Segundo o comunicado, a operação cederá por completo as ações da Pathe SAS e IDG Capital. Posteriormente, Textor teria parte das ações da Holnest, que pertence à família de Jean-Michel Aulas, proprietário do Lyon desde 1987. A compra será feita pela Eagle Football Holdings, empresa do investidor. Aulas seguirá como CEO do clube pelas próximas três temporadas e ainda terá um cargo administrativo na empresa de Textor.
“O projeto que descobri em Lyon com Jean-Michel Aulas e todas as suas equipes estará no epicentro da nossa nova organização e dos nossos investimentos ao serviço do futebol mundial. O Lyon será a pedra angular do nosso projeto”, disse Textor no comunicado. Ele e Aulas concederão uma coletiva nesta terça-feira.
Com um a menos, Botafogo vence o Internacional de virada no Beira-Rio
Com um a menos, o Botafogo venceu o Internacional por 3 a 2 neste domingo, 19, pela disputa da 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em jogo elétrico e marcado por confusões, o Colorado abriu vantagem com gols de Edenílson (pênalti) e Bustos, mas o Glorioso buscou o triunfo com Vinícius, Erison e Hugo. O último aos 55 minutos do segundo tempo.
A partida foi marcada por decisões da arbitragem de vídeo, que anulou os gols de Erison e Mercado, nos minutos finais - quando tudo se desenhava para o empate. No fim, o zagueiro Hugo colocou o Botafogo na frente do marcador e o tempo fechou no Beira-Rio. O duelo foi marcado pela arbitragem confusa.