Marco Asensio: o talento da Espanha quase ‘roubado’ pela Holanda
Sportbuzz
Carregando o nome de um ídolo holandês, o espanhol Marco Asensio ficou a um fio de defender a Holanda, país natal de sua mãe - que morreu quando o jogador tinha apenas 15 anos. Hoje, o meio-campista faz sucesso no Real Madrid e tem frequência nas convocações da Espanha.
Como parte da preparação para a Copa do Mundo de 2022, no Catar, o SportBuzz conta a história de Marco Asensio Willemsen, ou apenas Marco Asensio, um dos destaques da seleção espanhola, que estará no Grupo E do Mundial que inicia em novembro.
Filho de mãe holandesa e pai espanhol, o atacante espanhol Marco Asensio ficou por um triz de defender as cores da Laranja Mecânica. Nascido em Mallorca, na Espanha, o jogador foi batizado em homenagem a Marco Van Basten, grande artilheiro da história da Holanda.
Apesar de suas origens holandesas, foi seu país de nascença que ganhou a disputa entre seleções. Em setembro de 2016, a então jovem promessa estreou pela Espanha no confronto contra Liechtenstein. “Houve contatos com a Holanda mas o meu desejo foi sempre representar a Espanha”, afirmou o jogador à época.
Asensio iniciou sua trajetória no futebol pelas categorias de base do Mallorca entre 2006 e 2013 e, no ano seguinte, ganhou oportunidades nos times B e profissional do clube. O meia se destacou na equipe e chamou a atenção de outros grandes clubes, incluindo o Barcelona, que fez uma consulta pelo jogador e se assustou com o valor pedido pelo Mallorca: cerca de 4,5 milhões de euros.
O Real Madrid, no entanto, investiu 3,9 milhões de euros em 2014 para contar com a jovem promessa espanhola, que seguiu no Mallorca até o fim da temporada de 2015. No ano seguinte, foi emprestado para o Espanyol, onde ganhou experiência para poder iniciar sua carreira com a camisa merengue em 2016.
Pelo Real, Marco Asensio fez história. Até o momento, ele soma em sua estante de troféus: três títulos da Champions League, três do Mundial de Clubes, três da Supercopa da Uefa e três do Campeonato Espanhol, além da medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio, pela Espanha.
Copa do Mundo do Catar
A Espanha vai disputar o Mundial de 2022 pelo Grupo E, na mesma chave de Alemanha, Japão e Costa Rica. A estreia da seleção espanhola está marcada para o dia 23 de novembro, às 13h (horário de Brasília), contra os costarriquenhos.