Marta pode alcançar feitos nesta Olimpíada; veja quais
Sportbuzz
Marta está prestes a disputar sua sexta Olimpíada com a Seleção Brasileira. Desde os Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, a atacante vem colecionando gols, partidas e medalhas com a camisa verde e amarela. Na Olimpíada de Paris, a jogadora poderá conquistar o primeiro ouro da história do futebol feminino do país, além de quebrar recordes individuais.
Maior medalhista entre futebolistas (homens e mulheres)
Se garantir no mínimo uma medalha de bronze, Marta será a maior medalhista olímpica entre homens e mulheres. Em cinco Jogos Olímpicos disputados, a jogadora já conseguiu duas pratas. Em 2004, na cidade de Atenas e 2008, em Beijing.
Artilharia
Atualmente, não é a Rainha do Futebol que é a maior artilheira em Jogos Olímpicos. Cristiane, também brasileira, é quem detém o recorde, com 14 gols marcados. No entanto, a jogadora não foi convocada por Arthur Elias para esta Olimpíada, assim como ficou de fora em 2020. Com 13 gols, Marta pode passar Cristiane caso marque dois gols na competição.
Única futebolista a marcar em cinco edições (homens e mulheres)
O recorde já pertence a Marta e poderá ampliar caso marque nesta edição. Em Atenas, a jogadora marcou três gols; Beijing, marcou três gols; Londres, marcou dois gols; no Rio, marcou dois gols; e em Tóquio, marcou três gols.
Terceira maior medalhista olímpica entre mulheres brasileiras
Apenas duas atletas conquistaram três medalhas na história dos Jogos Olímpicos: Fofão (vôlei) e Mayra Aguiar (judô). Assim como Marta, outras quatro atletas têm duas medalhas olímpicas e poderão conquistar a terceira em Paris: Thaísa (vôlei), Kahena Kunze (vela), Martine Grael (vela) e Rebeca Andrade (ginástica artística).
A jornada da seleção feminina começa na próxima quinta-feira (25), contra a Nigéria. Você poderá acompanhar no SportBuzz os resultados e a repercursão de tudo que acontecer nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.