Morre João Luiz Ribeiro, histórico ginasta brasileiro, aos 64 anos
Sportbuzz
João Luiz Ribeiro, primeiro atleta a representar a ginástica artística do Brasil em uma edição de Jogos Olímpicos, morreu nesta sexta-feira, 13, aos 64 anos. A informação foi confirmada pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG).
O ex-ginasta participou dos Jogos de Moscou, em 1980, e esteve na histórica equipe do Brasil que conquistou a primeira medalha do país na modalidade: o bronze nos Jogos Pan-Americanos de San Juan de 1979, em Porto Rico.
- Simone Biles se rende a Rebeca Andrade após Mundial: “A gente...”
Natural de São Joaquim, em São Catarina, o ex-ginasta iniciou no esporte em Sogipa-RS e passou por equipes como Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro, e Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo.
João treinava basquete, mas passou a praticar nos aparelhos da ginástica disponíveis no clube gaúcho, quando recebeu o convite para se juntar ao Tijuca. Após a passagem pelo Rio, ele seguiu para São Paulo.
- Brasil faz pódio duplo no solo com Rebeca Andrade e Flávia Saraiva
Medalha histórica
Ao lado de Calinsque, Luiz Braga, Trovão, Gilmárcio e Hélio Araújo, João Luiz Ribeiro integrou a Seleção Brasileira que conquistou o bronze nos Jogos Pan-Americanos de San Juan. Em 1980, ele se tornou o primeiro brasileiro na ginástica artística a representar o país em Jogos Olímpico; na edição da Rússia, ele terminou na 64ª posição no individual geral.
- Rebeca Andrade vibra com medalha de ouro, mas revela: "Não..."
Nota de pesar
O Comitê Olímpico do Brasil e a CBG emitiram notas lamentando a morte do histórico ginasta brasileiro. Confira:
Time Brasil
“É com o mais profundo pesar que o Comitê Olímpico do Brasil lamenta a morte de João Luiz Ribeiro, primeiro atleta a representar a ginástica artística do Brasil em uma edição de Jogos Olímpicos, aos 64 anos.”
Confederação Brasileira de Ginástica
“É com extremo pesar que a Confederação Brasileira de Ginástica recebe a informação do falecimento de João Luiz Ribeiro. Com um currículo vasto e vitorioso, o João, que morava nos Estados Unidos há muitos anos, foi o primeiro brasileiro a representar a Ginástica Artística do Brasil em uma edição de Jogos Olímpicos (1980).
Desejamos conforto à família e aos amigos neste momento difícil.”