NBA Finals: o que esperar para o jogo 3 entre Miami Heat x Denver Nuggets
Sportbuzz
A última partida em Denver entre Nuggets e Heat foi uma surpresa para aqueles que não esperavam a vitória de Miami, fora de casa, em cima de uma boa atuação de Nikola Jokic e Jamal Murray. E o confronto na Ball Arena, que acabou 111 a 108 para a equipe da Costa Leste, deu uma sobrevida para que Jimmy Butler consiga conquistar o título com a franquia. Mas agora, em casa, a vida não tende a ficar mais fácil para a franquia que venceu um título da NBA, pela última vez, em 2013.
O elenco dos Nuggets ainda é superior do que o do Heat, sendo o Denver ligeiramente favorito, mesmo que fora de casa. Mas, agora, Miami parece ter entendido como reduzir a força do ataque de Denver, deixando Nikola Jokic jogar, mas bloqueando uma das principais peças do adversário: Jamal Murray. E com a defesa atuando em zona, é possível que o sérvio siga pontuando bem, mas que agora, fora de casa, distribua menos assistências.
- Heat x Nuggets: como era o mundo na última vez que Denver venceu o título da NBA?
Jogando longe de Denver, Nikola Jokic tem uma média de assistências menor do que quando atua na Ball Arena. E para o jogo 3 das finais da NBA isso pode ser um diferencial, caso a marcação dupla do Heat, que funcionou na última partida, siga evoluindo e sendo um ponto positivo para a equipe. Mas ao mesmo tempo que Miami tenta evoluir sua marcação de zona, os Nuggets chegam para a terceira partida buscando quebrar esse tipo de bloqueio no ataque, coisa que não aconteceu no último jogo e que devem aprender com o erro.
Nesta série, Nikola Jokic tem sido o jogador mais efetivo. Uma média impressionante de 34 pontos, 10,5 rebotes e 9 assistências nos dois jogos disputados até então. O Heat buscou impedir um estrago maior usando bem Bam Adebayo e Cody Zeller, tentando tirar outras ameaças do Nuggets. Principalmente, colocando Adebayo, também, de frente com Jokic para que o sérvio tivesse mais dificuldade em pegar a bola. Mas para vencer a série isso não será o suficiente, visto que o ataque do Nuggets é muito dinâmico e as opções de volume de jogo rodam de forma orgânica e seguem funcionando, mesmo trocando as peças. E, após o jogo 2, é possível que não vejamos mais a marcação de Zeller em Jokic pelo ineficácia em praticamente todo o tempo de atuação.
- Heat x Nuggets: como era o mundo na última vez que o Miami venceu o título da NBA?
Para o jogo 3, o Miami Heat deve chutar muito de 3. Isso porque foi esse fator o principal para vencer o jogo 2, visto que acertaram em 48,6% dos chutes de 3 pontos. E, para o Denver Nuggets, que defensivamente não atuou bem na última partida, um fator essencial vai ser aumentar a pressão nesses arremessos do adversário. Até porque, ofensivamente, o time segue realizando bons jogos na maioria das partidas dos playoffs.
Ainda, Duncan Robinson vai ser um ponto de atenção para o Denver Nuggets. Isso porque o ala-armador marcou 10 pontos no início do 4º quarto. Atuação totalmente diferente do jogo 1, onde não apareceu durante todo o jogo. Nos playoffs, o jogador do Heat tem um aproveitamento de 44% e é um dos principais fatores que faz a equipe de Miami pegar fogo no final do jogo para diminuir as diferenças no placar.
- Heat assume papel de 'azarão' contra Nuggets, e Spoelstra faz aviso
Já do lado dos Nuggets, um fator a ser observado será a atuação de Michael Porter Jr, no jogo 3. Isso porque o ala-pivô ainda não conseguiu jogar bem na série das finais da NBA. Sua média de arremesso está em irrelevantes 29%. Número que desaba para 17,6% quando falamos de chutes de 3 pontos. Este, que vinha sendo o terceiro melhor jogador da equipe, ao lado de Jokic e Jamal Murray, não apareceu e busca fazer sua melhor atuação, até então, no jogo 3, em Miami.
Agora, você acompanha a história do jogo 3 das finais da NBA, entre Miami Heat e Denver Nuggets, na ESPN e na plataforma de streaming Star+ a partir das 21h30 (de Brasília). Quem vencer, toma a liderança da série e chega com vantagem para o jogo 4, que também será em Miami.
- Após Heat vencer Nuggets, Jokic faz revelação sobre derrota na NBA