NBA: o primeiro confronto entre Bill Russell e Wilt Chamberlain
Sportbuzz
No dia 07 de novembro de 1959 acontecia o primeiro confronto entre dois dos maiores pivôs da história da NBA. De um lado da quadra estava o estreante Wilt Chamberlain, que já assombrava a liga em sua primeira temporada. Do outro, estava o consolidado MVP e campeão Bill Russell.
Bill vinha de uma temporada de 16.7 pontos, 23 rebotes e 3.2 assistências e o título de MVP da NBA, sendo extremamente dominante na defesa e no ataque do Boston Celtics, que chegava com o recorde de (6-0) para o jogo contra o então Philadelphia Warriors (3-1), do rookie sensação da liga Wilt Chamberlain.
- NBA: Celtics perde invencibilidade e Spurs é derrotado por mais de 40 pontos
Os dois times buscavam manter um recorde positivo. Os Celtics ainda estavam no início de sua dinastia com apenas um título conquistado. Os Warriors estavam começando a sua reconstrução selecionando Wilt com a primeira escolha do draft.
O confronto entre as duas equipes foi apelidado de “The Big Collision” pelo jornalista John Taylor. Naquele dia se iniciava uma das maiores rivalidades do esporte, o maior prospecto da história do draft até então contra o melhor jogador da liga.
Muita tensão era esperada antes do jogo, mesmo sendo no meio da temporada regular, que marcaria o nome dos dois centers na história do basquete. O jogo seguiu como o esperado, com ambos liderando suas equipes nos dois lados da quadra.
- Jogador brasileiro assina contrato com o Warriors por três anos
Os celtas levaram a melhor sobre os Warriors, pelo placar de 115 a 106, com Bill Russell anotando 22 pontos e incríveis 35 rebotes, liderando seu time à vitória. Wilt não vendeu barato a derrota e mostrou porque era a escolha número um, com o box score de 28 rebotes, 30 pontos e apenas uma assistência.
Naquele ano os Celtics dariam início ao que seria a maior sequência de títulos da história da NBA, com oito consecutivos. Bill ganharia 11 títulos totais como um celta. Wilt ganharia seus dois anéis anos depois com o Philadelphia 76ers e Los Angeles Lakers em 1967 e 1972, respectivamente.