Norris conquista título mundial da Fórmula 1 de 2025
Sportbuzz

Foram necessárias 58 voltas em Abu Dhabi para que a Fórmula 1 conhecesse seu novo campeão mundial: Lando Norris, de 26 anos, que levou a McLaren ao topo pela primeira vez na carreira após concluir o GP deste domingo, 7, na terceira colocação, exatamente o suficiente para confirmar o título mesmo diante da vitória de Max Verstappen.
Norris iniciou a corrida com 408 pontos, contra 396 de Verstappen e 392 de Oscar Piastri. O britânico precisava apenas terminar no pódio para não depender de combinações, e fez uma prova sólida, sem correr riscos desnecessários.
A largada manteve as posições do grid: Verstappen segurou Norris, enquanto Piastri completou a manobra decisiva para assumir o segundo lugar por fora, ainda na primeira volta. O brasileiro Gabriel Bortoleto, que largou em sétimo, viveu bons momentos e fez ultrapassagens importantes, mas sofreu com o ritmo nos pneus duros e terminou em 12º, ficando perto de pontuar.
A corrida seguiu com estratégias distintas. Norris precisou remar no trânsito após o primeiro pit stop, mas rapidamente voltou ao top-5. No último terço da prova, Verstappen consolidou a ultrapassagem sobre Piastri e abriu vantagem rumo à vitória, enquanto a McLaren discutia internamente a possibilidade de jogo de equipe para proteger Norris.
Mesmo sem trocas de posição, o britânico manteve o ritmo necessário, abriu a volta final já virtualmente campeão e cruzou a linha em terceiro. Com isso, o Mundial terminou assim: Norris 423 pontos, Verstappen 421 e Piastri 410. O pódio em Yas Marina teve Verstappen, Piastri e o novo campeão do mundo.
“Oh, meu Deus. Eu não chorava há muito tempo, achei que não fosse chorar, mas chorei. É uma longa jornada, quero agradecer muito a toda a equipe McLaren. Minha mãe, meu pai… são as pessoas que me deram apoio desde o começo”, falou Norris após o título.
“Quero parabenizar Verstappen e Piastri, foi um grande prazer competir com eles, aprendi muito. Conseguimos, conquistamos. Tenho muito orgulho de todos, foi uma temporada maravilhosa”, completou.

