Home
Esportes
Oksana Masters: de vítima de Chernobyl a estrela na Paralimpíada
Esportes

Oksana Masters: de vítima de Chernobyl a estrela na Paralimpíada

publisherLogo
Sportbuzz
28/08/2024 18h15
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16334804/original/open-uri20240828-17-44a820?1724869137
© Getty Images
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Oksana Masters e Sua Jornada Incrível nas Paralimpíadas de Paris 2024

Em 2024, Oksana Masters, uma atleta notável, participará de sua sétima Paralimpíada, em Paris. Aos 35 anos, a americana já conquistou 17 medalhas nos Jogos de Inverno e Verão, sendo sete de ouro. Suas façanhas se estendem por quatro esportes: biatlo, esqui cross-country, ciclismo e remo. A busca por novos ouros no ciclismo é apenas mais um capítulo desta história de superação e dedicação.

Oksana nasceu em Khmelnytskyi, Ucrânia, em 1989, três anos após o desastre de Chernobyl. A radiação resultou em malformações congênitas: mãos sem polegares, seis dedos em cada pé e uma perna esquerda 15 cm mais curta. Após ser abandonada e viver em três orfanatos, foi adotada por Gay Masters e mudou-se para os Estados Unidos aos sete anos. Lá, ela passou por diversas cirurgias e enfrentou desafios impressionantes.

Veja no Twitter
twitter

Thanks to mental health and wellness resources funded by donors, 17x Paralympic medalist @OksanaMasters is able to use sports as therapy as she heads to her seventh Paralympic Games. #ParisParalympics

You can help fuel athletes like Oksana by supporting the Team USA Fund at… pic.twitter.com/pAUWQmCz3C

— Team USA (@TeamUSA) August 24, 2024

Os Efeitos da Radiação e do Abandono

Suas primeiras lembranças incluem passar fome e sofrer abusos nos orfanatos ucranianos. A adoção por Gay Masters aos sete anos mudou o curso de sua vida. Aos nove, teve a perna esquerda amputada. Cinco anos depois, a perna direita também foi amputada. Ela passou por várias cirurgias reconstrutivas para criar uma funcionalidade similar à dos polegares.

Como o Esporte Salvou sua Vida?

Oksana credita ao esporte e à sua mãe adotiva a salvação de sua vida. Aos 13 anos, começou a suprimir suas memórias dolorosas da infância na Ucrânia enquanto se dedicava ao esporte. O remo foi o primeiro esporte que praticou antes de perder a segunda perna. Inicialmente, enfrentou ceticismo, mas sua determinação a levou ao primeiro bronze nas Paralimpíadas de Londres em 2012.

Estrela Paralímpica

Uma lesão nas costas fez com que Oksana trocasse o remo pelo esqui cross-country e, eventualmente, pelo ciclismo. Desde então, participa de todas as edições das Paralimpíadas, tanto de inverno quanto de verão: Sochi 2014, Rio 2016, PyeongChang 2018, Tóquio 2020 e Pequim 2022. Além disso, compete no biatlo e coleciona pódios impressionantes. Em Tóquio 2020, ganhou duas medalhas de ouro no ciclismo.

Em Paris 2024, defenderá seus títulos nas provas de estrada H5 e contrarrelógio em estrada H4-5. As competições acontecem nos dias 4 e 5 de setembro. Oksana se destaca por suas conquistas e é uma das principais figuras do esporte paralímpico americano.

Oksana Masters se prepara para sétima paralimpíada
Oksana Masters se prepara para sétima paralimpíada – Getty Images

Principais Conquistas de Oksana Masters

  • 17 medalhas nas Paralimpíadas
  • 7 medalhas de ouro
  • Primeira medalha de bronze no remo em Londres 2012
  • Duas medalhas de ouro no ciclismo em Tóquio 2020

 


 

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também